domingo, 14 de fevereiro de 2016

Caipiroska

Ação, amor e emoção na cidade de São Paulo

Operação Caipiroska tem como pano de fundo o conturbado ano de 2005 e a capital paulista é cenário de emocionante romance entre brasileira e russo

   Operação Caipiroska, ação, amor e emoção na cidade de São Paulo, de Cindy Stockler, é um romance cuja localização geográfica e temporal é fundamental. A estória de amor permeada de desconfiança, mistério e desejo entre a brasileira Maria Claudia e o russo Ivan Ivanovitch tem como pano de fundo a capital paulista e o conturbado ano de 2005. 
    A relevância histórica deste ano para a história brasileira é evidente. A CPI do Mensalão, a Máfia do Apito no Campeonato Brasileiro, o referendo do desarmamento e outros episódios tomaram conta dos jornais e da opinião pública dos brasileiros, que acompanharam os escândalos ao vivo pela televisão. Cada um desses episódios estão de alguma maneira relatados no romance.
    A capital paulista é cenário tão fundamental na construção da estória que seu nome está no título da obra. Cindy Stockler afirmou ter se inspirado nos muitos best-sellers internacionais que parecem mesmo dar vida às cidades nas quais se desenvolvem o enredo. Ao percorrer as páginas de Operação Caipiroska o leitor conhecerá as principais avenidas de São Paulo, seus muitos restaurantes, bares e pontos turísticos em uma descrição tão viva que é possível sentir-se na capital
   O romance “caipiroska” entre a brasileira Maria Claudia e o russo Ivan é repleto de suspense e dúvidas. O primeiro encontro entre os dois acontece no Aeroporto de Guarulhos. Ivan é barrado por tentar entrar no País portando arma de fogo e Maria Claudia é solicitada para auxiliar no processo por ser advogada. A partir disso, o enredo se desenvolve em acontecimentos surpreendentes.   
- Tem um sujeito aí fora, um estrangeiro que acabou de chegar e vai precisar de um advogado. Não sei se é a fim de pegar, eu nem falei com ele ainda, mas ia acelerar tudo, se ele aceitasse, e se você pegasse essa.
- É rolo muito sujo, Paulo Roberto?
- Humm, não sei, mas de qualquer forma, você pode pegar agora, só nesse primeiro momento, e passar pra outro advogado depois. Ele foi pego querendo entrar aqui com uma arma.
P. 17 
   Em meio ao conturbado momento político, a sensual advogada Maria Claudia e o misterioso e engraçado russo Ivan Ivanovitch passam dez dias juntos. A trilha sonora do casal é de música brasileira, a diversão fica em boa parte por conta do futebol e a paisagem é composta das muitas atrações da Paulicéia ou da exuberante Mata Atlântica do litoral paulista.
   Ao lado do russo que ora é sisudo e carrancudo, ora é simpático e fanfarrão, oscilando entre desconfiar dele e temê-lo, a protagonista não consegue evitar sua companhia. Maria Claudia se questiona que tanto poderia querer Ivan com um determinado time de futebol da cidade, a ponto de irem a um estádio assistir a um clássico de clubes paulistas. A partir do meio do livro os mistérios de Ivan começam a ser desvendados e a estória segue num crescendo, culminando com uma espetacular operação policial de proporções internacionais e um desfecho emocionante e inesperado.

“Enganada ou enganando-se sobre Ivan? O fato é que no canto dos olhos dele, por trás de seu olhar, assim lhe pareceu, havia uma ideia a ser contida, uma palavra a ser calada, ou ainda, um sentimento a ser controlado. Um dia inteiro ao lado do russo havia aproximado os dois, mas havia também aumentado as dúvidas da brasileira, que só podia dizer uma coisa com certeza: ela suspeitava dele, mas gostava da companhia de Ivan.”
Sobre a autora:
Cindy Stockler, romancista e advogada, é autora, entre outros, de “Callíope, a Escrava de Atenas” – romance ambientado no século V a.C., relatando a vida de uma família de ricos agricultores atenienses, seguindo o destino da bonita garota Callíope, que após se casar forçada pelo pai, aos quinze anos de idade, acaba enviuvando sem filhos e, num revés inesperado tanto para o leitor quanto para seus familiares, torna-se escrava em casa de um rico e influente cidadão, passando aí quase dez anos sem nenhum contato com a própria família, que deixou para trás. Com a Guerra do Peloponeso acontecendo justamente à essa época, a vida dos atenienses continua...
Publicado no Brasil pela Editora Letras Jurídicas, “Callíope, a Escrava de Atenas” terá sua segunda edição no país sob o selo Letras do Pensamento, agendada para 2016.

Lilian Comunica Assessoria de Imprensa e Editorial
(11) 2275-6787Caixa Postal: 80.377CEP: 04046-973

Nenhum comentário: