sexta-feira, 18 de setembro de 2015

MÚSICA

 
 
PRAÇA VICTOR CIVITA RECEBE EVENTO GRATUITO DEDICADO À MÚSICA PROMOVIDO POR COLÉGIOS DE SÃO PAULO
 
Além da apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Projeto Guri, evento oferece ao público oficinas com o grupo Batucantante e o Grupo Experimental de Música - GEM; entrada é gratuita.
 
 
Por acreditarem que a prática de atividades culturais cumpre uma função inestimável na formação global do indivíduo e que o aprendizado não deve ficar restrito aos muros da escola, os Colégios Albert Sabin, Vital Brazil e AB Sabin, de São Paulo, promovem neste ano, pela primeira vez, o Projeto Cultura na Rua. A partir da iniciativa, que contempla a realização de eventos culturais gratuitos em São Paulo, os Colégios convidam seus alunos, familiares e todos os cidadãos a ocuparem parques e museus da cidade para prestigiar exposições e apresentações de teatro e música.
Entre as atividades, está um evento dedicado exclusivamente à música, que acontecerá na Praça Victor Civita em 20 de setembro, com a apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri. Haverá ainda uma oficina de vivência e apreciação musical com os alunos do Programa Guri e com o maestro e coordenador da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Apezzato, e oficinas realizadas pelo grupo Batucantante e pelo Grupo Experimental de Música – GEM.
Com um repertório musical dedicado às crianças e uma sonoridade que passeia por diversos ritmos, o grupo Batucantante – composto por Ronaldo dos Santos (percussão corporal), Raquel de Souza (voz) e Amanda Martins (violão) – realizará uma oficina que mistura canto, percussão corporal, instrumentos convencionais e muita brincadeira. As letras brincam com a imaginação e as canções criam um caminho lúdico para acionar a atenção e o movimento por meio de jogos que exploram os sons e gestos corporais.
Já o Grupo Experimental de Música apresentará uma divertida oficina de produção de instrumentos musicais com diversos tipos de materiais reciclados do cotidiano urbano. Ao integrar em seu trabalho música, luteria e artes-visuais, o grupo ajuda a promover a arte integrada aos valores de preservação ambiental. 
Orquestra Sinfônica e o Programa Guri
Criada em 2011, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri desenvolve uma série de atividades artístico-pedagógicas com alunos de 11 a 18 anos, selecionados por meio de audições dentre os estudantes de todos os polos do Programa Guri. Sob a regência de George Stelluto, a orquestra fez sua estreia oficial em 2012 e já realizou concertos em importantes espaços culturais, como Museu de Arte de São Paulo, Museu da Casa Brasileira e Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, além de participar do Festival Internacional de Música Erudita de Piracicaba.
Atualmente, existem no projeto dez grupos musicais infantis e juvenis, dos quais participam cerca de 390 crianças e adolescentes, com idades entre oito e 19 anos. Uma vez por semana, alunos de diferentes polos de ensino localizados na Região Metropolitana de São Paulo se reúnem na sede do Programa Guri e no polo Júlio Prestes para assistir a aulas com regentes e músicos profissionais e ensaiar. Sob gestão da Santa Marcelina Cultura, o Guri proporciona uma educação musical de qualidade e inclusão sociocultural, promovendo uma intervenção social transformadora. 
 
SERVIÇO
Caixa de Letras
De 15/08 a 25/10, no Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa
De terça a domingo, das 10h às 18h (a bilheteria fecha às 17h)
Praça da Luz, s/n, Centro, São Paulo
Entrada gratuita
Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
20/09, domingo, na Praça Victor Civita
10h30, 11h e 11h30: Oficinas com o grupo Batucantante
10h30, 11h e 11h30: Oficinas com o Grupo Experimental de Música – GEM
11h30: Oficina de vivência e apreciação musical com os alunos do Programa Guri e o maestro e coordenador da Santa Marcelina Cultura, Ricardo Apezzato
12h30: Apresentação da Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil do Guri
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
Na entrada da praça, haverá food trucks de comidinhas salgadas e doces
*Em caso de chuva, o evento será adiado.
Um Fusca em Cons(c)erto
04/10, no Parque Villa Lobos
Domingo, às 11h e às 13h
Av. Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.
Medinho Medão
18/10, no Parque do Povo
Domingo, às 11h e às 13h
Av. Henrique Chamma, 420, Itaim Bibi, São Paulo
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.
João e Maria
25/10, na Praça Victor Civita
Domingo, às 11h e às 13h
Rua Sumidouro, 580, Pinheiros, São Paulo
Entrada gratuita
*Em caso de chuva, o evento será adiado.
 
Sobre o Colégio Albert Sabin
O Colégio Albert Sabin, localizado no Parque dos Príncipes, zona oeste de São Paulo, conquistou a 10ª posição na cidade de São Paulo no Enem 2013 (Exame Nacional do Ensino Médio), sendo um dos melhores da capital. Fundado em 1993, tem como proposta educar desenvolvendo a personalidade por meio de ações pedagógicas dinâmicas, permanentemente atualizadas e humanistas, com o objetivo de formar cidadãos globalizados e capazes de contribuir para a evolução da sociedade. Para isso, estabeleceu quatro eixos que atendem o desejo de ensinar por meio de oportunidades: qualidade de vida, fluência em um segundo idioma, condições de acesso ao Ensino Superior e encantamento de pais e alunos. Seus diferenciais vão desde as amplas atividades extracurriculares, como futebol, basquete, handebol, voleibol, natação, ginástica artística e rítmica, judô, xadrez, teatro em português e em inglês, coral, espanhol e robótica, até as atividades baseadas na conscientização da cidadania e da importância de cada um na contribuição para o progresso da sociedade. Mais informações: albertsabin.com.br
Sobre o Colégio Vital Brazil
O Colégio Vital Brazil traz uma abordagem educacional focada na continuidade acadêmica dos discentes e na formação de valores por meio da excelência acadêmica, da transmissão de bases éticas e capacitando os alunos a se atualizarem pedagógica e cientificamente, a fim de responder de forma eficaz aos desafios de um mundo em permanente transformação. Com turmas abertas da Educação Infantil ao Ensino Médio, sob acompanhamento pedagógico desde os primeiros até os últimos estágios da educação básica, o Colégio objetiva ampliar os horizontes dos alunos por meio de um ensino de excelência, que lhes desenvolva as habilidades intelectuais, emocionais e motoras necessárias para adquirir os conteúdos e, assim, ingressar nas melhores faculdades do País com uma formação ética e humanista, baseada em valores como o respeito mútuo, a boa convivência e a responsabilidade cidadã. O foco no aprendizado segue ao longo de toda a trajetória do aluno, com forte carga horária para maior aprofundamento nos conteúdos pedagógicos. Mais informações em vitalbrazilsp.com.br
Sobre o Colégio AB Sabin
Fundado em 2009, o AB Sabin foi criado para atender a uma crescente demanda do Colégio Albert Sabin, reconhecido por educadores, pais e alunos como uma instituição de ensino de qualidade. Localizado na zona oeste de São Paulo, o AB Sabin é totalmente adaptado para receber crianças da Educação Infantil. Além da estrutura, a escola tem como proposta pedagógica a condução dos “pequenos cidadãos” à formação de valores que os direcionarão para a vida, com uma filosofia focada em distinções humanistas que desenvolvem a autonomia, o respeito e a ética desde cedo. Com espaços destinados à convivência humana e rodeado por áreas verdes, segurança e tranquilidade, integrando atividades de cultura e lazer às disciplinas escolares, o Colégio conta com nove salas de aula, sala de leitura e ateliê de Arte, cozinha experimental, brinquedoteca, piscina aquecida, quadra poliesportiva e um minibosque de 437 m². Esses espaços permitem aos alunos momentos de sociabilização adequados à faixa etária e ao principal ideal da escola: o de criar descobertas. Mais informações: absabin.com.br
 
Cláudia Campos
+55 11 3712 0713 ramal 282 / +55 11 3061 5027 / +55 11 3083 7399 / +55 11 96750 6006 (Cel)
Rua dos Pinheiros, 54 - conj. 3 - Pinheiros, São Paulo - Brasil - CEP: 05422-000








Nenhum comentário: