terça-feira, 22 de setembro de 2015

FIESP



TOLERÂNCIA ZERO COM O CÂNCER DE MAMA NO PRÉDIO DA FIESP

Projeto MUSA fará mamografia em mais de 400 mulheres em 5 dias com uso de unidade móvel

Uma carreta de alta tecnologia, totalmente equipada para fazer mamografias, vai estacionar no prédio da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) para fazer o exame de detecção precoce de câncer de mama em 400 mulheres, até o dia 25 de setembro. 
A meta do projeto, batizado de MUSA – Mulher Saudável, é fazer a mamografia em 100% das mulheres para as quais o exame seja recomendado que trabalham no edifício – sede também do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp), do Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP).
A ideia de ampliar o atendimento preventivo de saúde e facilitar o acesso da trabalhadora paulista à mamografia surgiu em 2013, durante o evento de comemoração do Outubro Rosa na Fiesp. O presidente da entidade, Paulo Skaf, durante conversa com suas colaboradoras, percebeu que a dificuldade de locomoção em uma cidade grande como São Paulo é uma das causas da baixa adesão aos exames.
As mulheres presentes alegaram que a burocracia, o trânsito e a distância dos laboratórios acabam desmotivando a realização da mamografia, apesar de elas terem convênio médico. Skaf estudou as sugestões e teve a ideia de propor uma unidade médica móvel para que todas as mulheres da entidade tenham acesso aos exames e diagnósticos da doença. “Com a unidade móvel a trabalhadora fará os exames com total conforto e segurança em no máximo 15 minutos”, afirmou o presidente, Paulo Skaf.
Esta ação faz parte de uma série de atividades que estão sendo promovidas pelo Sesi-SP e, depois da temporada no prédio da Fiesp, a unidade móvel percorrerá as indústrias da Grande São Paulo, onde estão mais de 120 mil mulheres elegíveis para a mamografia.
A MUSA é equipada com mamógrafo digital de última geração e conta com o conforto da climatização, TVs, som ambiente, vestiário e controle de luminosidade. A interessadas deverão fazer sua inscrição.
 
Na mira da MUSA
O público alvo do projeto MUSA é o das trabalhadoras da indústria paulista com 40 anos ou mais ou que tenham indicação clínica para a realização abaixo da faixa etária. Excepcionalmente, homens poderão ser atendidos, também por indicação médica. Em todos os casos, a mamografia anterior deve ter sido feita pelo menos 10 meses antes.
A MUSA, que integra o Programa de Qualidade de Vida da Fiesp, deve trazer como benefícios a redução do absenteísmo, diminuição de perda de horas de trabalho, facilidade de acesso e conforto e a satisfação e aumento do vínculo afetivo das trabalhadoras com a empresa.
O programa ainda prevê a realização de ações educativas junto às trabalhadoras da indústria e comunidade, bem como oferecer serviço preventivo de qualidade, de acordo com os padrões e normas vigentes.
Segundo o coordenador do Departamento de Qualidade de Vida do Sesi-SP, o médico Eduardo Arantes, esta ação mostra mais uma vez a importância da promoção da saúde e da prevenção de doenças. “A intenção desta campanha é atender 100% das mulheres da indústria. Um índice nunca alcançado no mundo”, enfatiza.
“A MUSA facilitará o acesso das trabalhadoras a um exame que, realizado anualmente, poderá detectar precocemente o câncer de mama e aumentar muito as chances de cura”.
Câncer de mama no Brasil
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
 
Federação das Indústrias do Estado de São Paulo - FIESPAssessoria de Jornalismo Institucional
Tels. (11) 3549-4450 e 3549-4602 
Centro das Indústrias do Estado de São Paulo - CIESPAssessoria de Imprensa
Tel. (11) 3549-3579











Nenhum comentário: