quarta-feira, 2 de setembro de 2015

FRONTEIRAS DO PENSAMENTO



Encontros do Fronteiras Educação têm início nesta segunda
Módulo educacional do projeto Fronteiras do Pensamento é voltado a alunos das escolas municipais
 
Evolução e ciência, cultura brasileira, conhecimento na web e a vida nas grandes cidades: estes serão os temas dos quatro grandes encontros do Fronteiras Educação em 2015, módulo educacional do projeto cultural Fronteiras do Pensamento. A iniciativa, já em seu sexto ano de realização, tem por objetivo oferecer aos jovens conteúdos e recursos para que possam melhor compreender as questões da atualidade e, a partir delas, construir um mundo mais solidário, tolerante e sustentável. O patrocínio é da Petrobras, com parceria institucional da UFRGS e da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. O primeiro encontro acontece nesta segunda, 31 de agosto, no Salão de Atos da UFRGS, das 9h às 11h. As vagas para esse evento já estão esgotadas. As escolas interessadas podem se inscrever para os próximos encontros, pelo e-mail educacao@fronteiras.com e pelo fone 4020.2050.
 
O Fronteiras Educação busca estabelecer um diálogo com os estudantes e seus professores sobre temas relacionados à compreensão dos grandes problemas do mundo contemporâneo. O pensamento desta geração é múltiplo, veloz e conectado, gerando novos desafios ao sistema educacional.
Através de fascículos e de aulas especiais para mais de 1.000 estudantes, a iniciativa apresenta as ideias dos convidados internacionais que participam do seminário internacional. Um bate-papo sobre os paradigmas, os problemas e as possibilidades da sociedade atual, apontando para avanços no futuro e construindo uma sociedade em que todos tenham sua dignidade reconhecida. É este o sentido do Fronteiras Educação.
Utilizando-se de linguagens e recursos apropriados à idade e à visão de mundo deste público, e tendo como convidados professores especialistas, os encontros utilizam vídeos, músicas e falas interativas para apreender a atenção, além da apresentação realizada pelo inusitado escritor Fabrício Carpinejar.
O primeiro grande encontro deste ano terá como temática a Evolução e o conhecimento científico. Um dos principais assuntos debatidos será a evolução dos seres que habitam o planeta. De Charles Darwin, que deduziu a evolução pela seleção natural, passando por Richard Dawkins, que popularizou o conceito de evolução incorporando o conhecimento que temos dos genes, teorias, conceitos e ideias que formam as bases do que somos e do mundo em que vivemos.
A cientista e professora Cristina Bonorino, que possui mestrado em Genética e Biologia Molecular e doutorado em Imunologia, além de ser a consultora do fascículo, estará presente no palco do evento juntamente com a historiadora e professora Joana Bosak, consultora pedagógica do projeto.
Nas suas edições anteriores, o Fronteiras Educação contabiliza mais de duas dezenas de fascículos elaborados e mais de 25 mil alunos participantes.
 
Encontros e temáticas do Fronteiras Educação 2015:
 
31/08 – Evolução e conhecimento científico
Na história da evolução, cada ser vivo contou com equipamentos que garantiram a sua sobrevivência e a sua superioridade sobre os rivais. Não existe melhor ou pior - existe o mais eficiente em deixar descendentes - e quem deixa mais descendentes não é o mais forte, ou o mais bonito, mas aquele cujos genes trazem maior vantagem reprodutiva em um determinado momento. Este encontro vai apresentar a importância do conhecimento científico e as diferentes formas de buscar uma atualização constante na área, além de trazer temas como evolução e genética, meme e reservatório gênico, corrida armamentista e o futuro da evolução.
 
5/10 – Cultura popular brasileira
Este encontro provoca a pensar: como a nossa cultura definiu quem somos? A cultura brasileira é um mosaico de influências de vários povos e etnias. Linguagem, música, arte, religião, culinária, folclore, esportes, festas populares, ciência e literatura. Uma herança de portugueses, indígenas, africanos e europeus muito importante para a construção da identidade nacional.
 
9/11 – Educação e democratização do conhecimento na web
A educação é um dos caminhos para uma existência livre. Fernando Savater defende que ela é um dos valores sociais que precisa ser valorizado. Ao mesmo tempo, a tecnologia permite que os caminhos que levam até o conhecimento sejam cada vez mais acessíveis e democráticos, como a Wikipédia de Jimmy Wales.
 
24/11 – A vida nas cidades
Atualmente, 80% dos brasileiros vivem em cidades, em busca de melhores empregos e condições de vida. Mas isso tem um preço: poluição, trânsito congestionado, falta de saneamento, escassez de água e insegurança. O que é possível fazer para melhorar a qualidade de vida nas grandes cidades para vivermos melhor?
 
Informações para imprensa
Cybeli Moraes
(51) 9827.5502

Nenhum comentário: