quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Ten Caten





O Espaço Cultural Ten Caten, localizado à rua José Picoral em Torres/RS, é uma opção cultural que vem se consolidando no Litoral Norte pelo seu caráter democrático e variada agenda. Semanalmente oferece eventos que abrangem diversas áreas da cultura e do conhecimento. Acompanhe abaixo, os destaques da semana:




ACONTECERÁ: 
Sábado, 19 de dezembro às 20 horas

Exposição Fotográfica 
"O PARQUE DE ITAPEVA" 

por Rafael Frizzo


   Unidades de conservação são instrumentos que abrigam a vida e sua diversidade de manifestações. Correspondem a importantes fragmentos de biomas que protegem testemunhos da riqueza geológica, biológica e histórica de determinadas regiões contra o avanço descontrolado das cidades. Torres tem o privilégio de ostentar uma importante unidade de conservação, onde além da impressionante biodiversidade, repousam as origens da cidade e os vestígios de remotas ocupações humanas, muito anteriores à chegada do elemento europeu ao continente. Como forma de valorizar e celebrar esta lugar, o historiador Rafael Frizzo inaugurará neste sábado, dia 19 de dezembro às 20 horas na galeria do Espaço Ten Caten, uma interessante exposição fotográfica que revela imagens das belas paisagens do Parque de Itapeva e arredores. 
   Profundamente identificado com Itapeva, Rafael Frizzo mostra em suas fotografias, os encantamentos e as surpresas que se apresentam aos visitantes do Parque. Grande conhecedor da história que delineou a fisionomia atual de Torres e região, Rafael vê em Itapeva, as chaves para um futuro verdadeiramente sustentável, em harmonia com o meio ambiente. Para tanto, mostrará em sua exposição, tanto as belezas e harmonias características das paisagens naturais, quanto as agressões promovidas por pessoas que não conseguiram compreender a importância da preservação de tais lugares.
   Durante a abertura do evento, Rafael Frizzo fará uma explanação a respeito das remotas ocupações humanas sobre Itapeva, e como, em harmonia com o ambiente natural,estas populações souberam fazer um manejo equilibrado da paisagem, como forma de garantir sua sobrevivência. A exposição permanece até o dia 14 de janeiro. Tanto a visitação quanto a participação no evento de abertura, tem entrada franca. O ESpaço Cultural Ten Caten fica à rua José Picoral, 174, sala 6, no centro de Torres. 


ACONTECERÁ:
Domingo, 20 de dezembro às 20 horas

Recital Acústico
"SOLSTÍCIO" 

 com o Musical "CAIÊRA"


​​​​
  
   O Musical "Caiêra", é uma recente formação que reúne três músicos vinculados a Torres: Jorge Herrmann, Jaime Batista e Mauro Policarpo.  Os três reuniram um repertório fortemente identificado com a questão das raízes culturais, com destaque para a música brasileira. O recital que o grupo apresenta neste domingo, marca a celebração da passagem de estação, o "Solstício", momento em que o sol atinge o seu apogeu. É uma forma que o grupo encontrou de ressaltar a importância do vínculo com as manifestações dos ciclos vitais. 
   O repertório que será apresentado durante o recital, inclui músicas de compositores de diversas procedências, desde brasileiros como Milton Nascimento, Flávio Venturini e  Sérgio Ricardo, a compositores de outras geografias, como o uruguaio Ricardo Zubiría e o havaiano Israel Kamakawiwo, Além destas canções, o grupo apresentará algumas canções relativas à luta dos povos de matriz africana pela preservação de seus valores culturais. O recital, que originalmente estava marcado para o dia 18 de dezembro, por motivos de força maior, foi transferido para o domingo, dia 20 de dezembro, no mesmo horário, 20 horas. O ingresso para o recital é 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado à aldeia guarani Ñu Porã, localizada no Campo Bonito, em Torres, importante referencial étnico e cultural da a cidade de Torres.



ESTÁ ACONTECENDO:


Exposição 
"ITINERÁRIO DAS TORRES"
por Jorge Herrmann

  

   Quais os limites para o crescimento de uma cidade? Até que ponto, sob pretexto de mover a ecoomia, uma cidade pode abrir mão do ambiente que a abriga, alterando permanentemente a sua paisagem? Estes e outros questionamentos motivaram o artista plástico Jorge Herrmann a fazer um rastreamento das paisagens naturais de Torres por meio de desenhos. A ideia resultou na edição de uma cartilha que o artista batizou de "Itinerário das Torres & Outras Importâncias". O material é composto por desenhos das belezas naturais da cidade e das ameaças que as mesmas vem sofrendo devido à hipertrofia do setor imobiliário.
   O primeiro volume do "Itinerário das Torres" foi lançado recentemente, simultaneamente com uma Exposição no Espaço Ten Caten, que mostra os desenhos originais deste e do próximo volume da coleção, que será lançado em janeiro de 2016. Os desenhos, feitos todos em nanquim e lápis grafite, revelam uma Torres que surpreende por suas belezas, mas também por suas mazelas. A exposição permanece em cartaz durante todo o verão, com entrada franca. Os desenhos expostos estão disponíveis para aquisição. A cartilha "Itinerário das Torres" tem o apoio do Espaço Cultural Ten Caten, onde pode ser adquirida, bem como em diversos pontos comerciais da cidade.  

 


ANEXOS:

1) Parque Estadual de Itapeva (FOTO: de RAFAEL FRIZZO);
2) Recital "Equinócio" - setembro de 2015 (FOTO de JEFF MINCHEF);
3) Morro das Furnas (DESENHO de JORGE HERRMANN);

- solicitamos que a autoria das fotos seja creditada -


Programação Regular do Espaço Ten Caten:

* SEGUNDAS das 18 às 20:00: Oficina de CANTO – Ministrante: Jorge Herrmann;
* TERÇAS das 16 às 17:30: Curso de ESPANHOL – Ministrante: Martha Schüller;
* TERÇAS das 17:30 às 19:00: CAFÉ com POESIA;
* QUARTAS das 14 às 15:30: Curso de ITALIANO – Ministrante: Tommaso Mottironi;
* QUARTAS das 16 às 17:30: MEDITAÇÃO CRISTÃ;
* QUARTAS das 14:00 em diante: SHIATSU com Plauto Neves;
* QUINTAS das 15:30 às 17 horas: Curso de INGLÊS;
* QUINTAS das 18 às 20 horas: Curso de FRANCÊS -  Ministrante: Arlete Silveira Escobar;
* SEXTAS das 14 às 17 horas: Curso de MOSAICOS com Flávia Chaves;
* SÁBADOS – às 14 horas: ESTUDOS ESPIRITUAIS coordenado por Fernando Negreiros -  Livro “O Caminho da Auto-Transformação” de Eva Pierrakos;

Nenhum comentário: