sábado, 28 de fevereiro de 2015

Príncipe de Astúrias - Livro



5
 
História sobre Titanic brasileiro é tema de novo livro da Editora Moderna
Com romance, aventura e mistério, a obra Príncipe de Astúrias – O Titanic brasileiro,
de Isabel Vieira, é inspirada em fatos reais
 
A Editora Moderna lança, no dia 28 de fevereiro, o livro Príncipe de Astúrias – O Titanic brasileiro, baseado na história real do transatlântico espanhol que afundou em Ilhabela, no litoral paulista, há exatos 99 anos. O  navio fazia a rota Barcelona-Buenos Aires e trazia, além de cargas preciosas, centenas de passageiros que fugiam da Primeira Guerra Mundial. Na madrugada de 5 de março de 1916, o clima de carnaval a bordo foi   tragicamente interrompido. Horas antes da escala que faria em Santos, o Astúrias chocou-se contra a Ponta da Pirabura, em Ilhabela, e em cinco minutos desapareceu no mar. Quatro anos após o naufrágio do Titanic, no Atlântico Norte, a tragédia se repetia, dessa vez em águas brasileiras.
O centenário do maior naufrágio da América do Sul será no ano que vem. Interessada no tema desde a década de 1970, Isabel Vieira partiu dos fatos reais para construir a história ficcional, que mistura personagens e situações verdadeiras, colhidas de relatos de sobreviventes, com outras inventadas.  
O romance entre o argentino Emilio e a paulistana Mariana começa pela internet e acontece na Ilhabela atual, onde eles se encontram. O jovem mergulhador busca informações sobre o navio que trazia seu avô. A garota, cuja bisavó mora na Ilha, acaba encontrando um diário que pertenceu à sua trisavó, também de nome Marianna. Nas páginas envelhecidas, ela descobre um segredo de família que irá ajudar Emilio e uni-los ainda mais.
Para embalar o leitor, o livro traz fotos do navio, cedidas pelo mergulhador e pesquisador Jeannis Platoon. A riqueza de detalhes do enredo fica por conta da minuciosa pesquisa feita pela autora em livros, jornais da época e no Museu Náutico de Ilhabela, onde se encontram peças, fotografias e outros registros sobre os maiores naufrágios do litoral norte paulista. 
Foto: http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8A8A8248CAF11C0148CBEA85F97AD7Preço: R$ 45,00 

Serviço:Lançamento: Príncipe de Astúrias – O Titanic brasileiroData e horário: 28 de fevereiro, das 19h às 22 hLocal: Secretaria Municipal da Cultura de IlhabelaEndereço: Rua Doutor Carvalho, 80, Centro, Ilhabela-SP
  
Sobre a autora
Paulista de Santos, Isabel Vieira é formada em Letras e Jornalismo, com Pós-Graduação em Jornalismo Literário. Foi repórter e editora das revistas Quatro Rodas, Capricho e Claudia, em São Paulo. Em 1990, estreou na literatura juvenil com Em busca de mim, que recebeu o prêmio “O Melhor para o Jovem”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). É autora de mais de 20 títulos para jovens leitores, entre eles E agora, mãe? e Família Online, também pela Editora Moderna. Atualmente vive em Florianópolis-SC. 
 
Sobre a Moderna LiteraturaA Moderna na área de Literatura desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari, e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura. (http://www.modernaliteratura.com.br)
Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Natália Rodrigues  natalia.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0205
Elaine D`Ávila – elaine.davila@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0223 

Nenhum comentário: