domingo, 1 de fevereiro de 2015

FELLINI


"Curso de Férias"

Apresentação

Autor de uma obra pessoal e, ao mesmo tempo, crítica da sociedade, o italiano Federico Fellini foi um mestre, um dos mais criativos diretores da história do cinema. Nascido na cidade de Rimini, em 1920, começou pelo jornalismo e entrou no cinema com a geração do Neorrealismo, após a Segunda Guerra. Mas logo iria tomar um rumo próprio, legando à história da arte, ao morrer em 1993, uma obra tão particular cuja estética singular converteu-se em adjetivo: felliniana.


Foi roteirista e diretor. Ganhador da Palma de Ouro em Cannes por A Doce Vida (1960); Roma (1972) e A Entrevista (1987), foi doze vezes indicado ao Oscar. Apresentou uma visão crítica da cultura de massas, do fascismo e da Igreja Católica ao longo de uma filmografia de 25 títulos, entre os quais se incluem obras-primas como Amarcord (1973) e 8 e Meio (1963).
Se não tivesse sido diretor de cinema, Fellini afirmava que gostaria de ter sido mágico, a outra profissão que, dizia, lhe permitiria dar expressão ao sonho espontâneo. O cinema que realizou, marcado pelo sonho e a fantasia, permanece como uma poderosa expressão artística que auxilia o ser humano a compreender a realidade da qual faz parte.

NÃO É NECESSÁRIO NENHUM PRÉ-REQUISITO PARA PARTICIPAR DESTA ATIVIDADE. O CURSO É ABERTO A TODOS OS INTERESSADOS NO TEMA.


Objetivos

O curso Federico Fellini: O Maestro, ministrado por Fatimarlei Lunardelli, tem por objetivo abordar a obra do cineasta italiano falecido há 22 anos. A partir do contexto da cinematografia italiana no pós-guerra, serão apresentados os elementos que constituem a estética do diretor, denominada pelo adjetivo "felliniano", que aponta na direção de uma poética formada pelo elemento onírico. Influenciado pela psicologia junguiana, Fellini incorporou em sua obra as memórias, os sonhos e as fantasias. Permaneceu, no entanto, fortemente vinculado à realidade. Foi roteirista e diretor de uma filmografia de 25 títulos,  dos quais vários são obras primas definitivas, cujos trechos serão apresentados em aula.



Conteúdo programático


Aula 1
  • Biografia: origem, formação, entrada no cinema;
  • Contexto: o cinema italiano no pós-guerra, o início com os companheiros do Neorrealismo;
  • Características que fazem de Federico Fellini um autor do cinema.


Aula 2
  • Visão da filmografia em perspectiva histórica: as fases do cineasta;
  • Marcas da estética felliniana: as memórias, os sonhos, as fantasias;
  • O artista genial e a criação de obras-primas.


Ministrante: Fatimarlei Lunardelli

Jornalista com mestrado e doutorado em cinema pela USP. Autora dos livros "Ô Psit: O Cinema Popular dos Trapalhões" (1996); "Quando Éramos Jovens: A História do Clube de Cinema de Porto Alegre" (2000) e "A Crítica de Cinema em Porto Alegre na Década de 1960" (2008). Foi professora de Teoria, Crítica e Análise fílmica na Unisinos. Produz e apresenta o programa de cinema Filmes & Trilhas na Rádio da UFRGS.




"Curso de Férias"
Federico Fellini: O Maestro
de Fatimarlei Lunardelli

DATA
25 e 26 / Fevereiro (quarta e quinta)
HORÁRIO
19h30 às 22h
LOCAL
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
(Rua dos Andradas, 1223 - Porto Alegre - RS)


INSCRIÇÕES / INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714


REALIZAÇÃO
Cine UM Produtora Cultural

PATROCÍNIO
Sapere Aude Livros
Editora Aleph

APOIO CULTURAL
Centro Cultural CEEE Erico Verissimo
PARCERIA
Espaço Vídeo
Rádio Putzgrila
Papo de Cinema

Nenhum comentário: