sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Livro biográfico - Tomie Ohtake

Logo Moderna Literatura
Conheça a vida e obra da artista Tomie Ohtake em livro biográfico da Editora Moderna
 
  
Tomie Ohtake é um dos principais nomes da arte contemporânea brasileira. A centenária artista, que faleceu ontem em São Paulo, teve uma trajetória marcada por trabalhos revolucionários em painéis, esculturas e gravuras, pautados em formas únicas e abstratas e cores marcantes.
A vida e obra desta grande artista brasileira é retratada no livro Tomie Ohtake. Escrito pelas autoras Lígia Rego e Lígia Santos e publicado pela Editora Moderna, integra a Coleção Mestres das Artes no Brasil, série que traz para as páginas dos livros grandes expoentes da arte brasileira, como Alfredo Volpi, Burle Marx, Di Cavalcanti, Jean Baptiste Debret, Tarsila do Amaral, entre outros.
Com mais de quarenta reproduções de obras autorais, o livro Tomie Ohtake debruça-se sobre a trajetória da artista e explora detalhes da vida de Tomie, como por exemplo, sua vida no Japão antes de seu desembarque no Brasil em 1937, suas primeiras obras, as influências artísticas, a transformação de seu estilo artístico da década de 1950, quando começou a dedicar-se à pintura, até os anos 2000. Na obra, Lígia Rego e Lígia Santos nos levam a descobrir, por exemplo, que o trabalho de Tomie nem sempre foi marcado pelas formas abstratas: quando iniciou seus primeiros trabalhos, suas telas retratavam flores, paisagens e cenários da cidade de São Paulo. Com o passar do tempo, a artista foi simplificando suas formas e eliminado detalhes, ao mesmo tempo em que ia explorando formas e pesquisando cores, até adentrar o abstracionismo. Calcada por particularidades e muitas cores, a vida de Tomie Ohtake é um convite para conhecermos e nos aprofundarmos na arte contemporânea brasileira. 

Sobre as autoras
Lígia Rego: Nasceu em São Paulo. Formou-se em Desenho e Plástica e em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Especializou-se em Arte-Educação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). É professora nos Ensinos Fundamental e Médio.
Ligia Santos: É professora formada em Desenho, Plástica e Educação Artística pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado. Durante 10 anos ministrou aulas na rede de ensino do Serviço Social da Indústria - Sesi e foi monitora de duas Bienais de Arte de São Paulo.
 
Sobre a Moderna LiteraturaA Moderna na área de Literatura desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari, e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura. (http://www.modernaliteratura.com.br)
Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Natália Rodrigues  natalia.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0205
Elaine D`Ávila – elaine.davila@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0223 

Nenhum comentário: