terça-feira, 21 de maio de 2013

DEPOIMENTOS

Fala Brasil! Debate: Cultura no RS

by falabrasilcultura
E, aqui também divulgando mais sobre o Debate: Cultura no RS
Compartilhando do depoimento no Facebook do jornalista Juarez Fonseca, alguns comentários lá postado, sobre seu pronunciamento a respeito da Cultura no RS.
IDA CELINA: DESILUSÃO E DESCRENÇA
@ Juarez: Depoimento da grande atriz e ativista cultural gaúcha a propósito de um tema que abri aqui outro dia sobre as políticas culturais no RGS.
imagesIda Celina / Foto arq. artista
"Estou vinculada às atividades teatrais há mais de 40 anos em Porto Alegre. Já fiz parte da equipe de Artes Cênicas no antigo CODEC, embrião da atual Secretaria da Cultura do Estado. Durante quatro anos estive na direção artística do Theatro São Pedro. Desde 1989 venho acompanhando festivais de teatro por diversas cidades do RS, como avaliadora e palestrante. Continuo participando de espetáculos teatrais como atriz. E só posso dar o meu depoimento pessoal de uma grande desilusão e descrença nas políticas culturais, com cada vez mais raras exceções.
A cada trabalho tenho a sensação de estar num eterno recomeço. E se possível fosse, em piores condições, desde as casas de espetáculo, as mesmas de anos atrás, até as verbas cada vez menores. Os próprios responsáveis pelos setores da cultura desconhecem os locais e até mesmo os produtos que nelas acontecem. Esse descaso contamina os artistas, que muitas vezes abrem mão de suas criações mais legitimas para se adequar aos padrões burocráticos de projetos subvencionados.
Particularmente não sei se ainda serei capaz de me motivar por algum discurso ou promessa. Não sou vinculada a nenhum partido, quero ainda encontrar pessoas que por sua postura legitimada por atitudes e não apenas por palavras sejam capazes de mobilizar minha credibilidade.
Já passei pela fase da raiva, talvez infelizmente, porque ela as vezes serve como um motor. Sinto tristeza por ver isso acontecendo ao longo dos anos num lugar com tantos talentos, tantas possibilidades. Não vou parar com as minhas atividades teatrais porque elas são o ar que respiro, e porque ainda acredito na Arte, no Teatro, apesar de tudo.
Da Coluna de Paulo Gasparotto
Paulo Gasparotto - Foto Dulce Helfer
Paulo Gasparotto - Foto Dulce Helfer
MUNDO DA CULTURA
O jornalista Juarez Fonseca, em recente artigo, comentou o desinteresse pela cultura nos pampas. Destaca um dos reflexos marcantes deste lastimável desleixo – o fim das publicações a respeito de literatura, espetáculos, música e os demais itens que comprovam a existência de um consumo cultural e estilo de vida inteligente. Lastimavelmente, Juarez escreveu a verdade. Porto Alegre, assim como várias cidades gaúchas, perdeu brilho e foi ultrapassada por outras capitais brasileiras. Além dos problemas financeiros, espanta a pobreza cultural e o domínio crescente da vulgaridade. Está na hora de enérgica reação.< /font> Gasparotto / boletim de 15/05/13
CULTURA, ONDE?
A organista Anne Schneider manifestou seu apoioà matéria do jornalista Juarez Fonseca a respeito da atual fase de descaso à Cultura, e que a coluna também enfatizou. Anne menciona ainda a importante comemoração dos 850 anos da Notre Dame de Paris, que repercutiu em Porto Alegre e em apenas mais duas cidades brasileiras. Aqui, a Igreja Martin Luther ficou lotada para a celebração, e um coro único entoou, entusiasticamente, a "Marseillaise" ao final. Completa, Anne, que este festejo não teve divulgação alguma. Gasparotto / 19.05.13

Nenhum comentário: