quarta-feira, 1 de maio de 2013

CONCERTO SESI

Hélio Xavier Valentim
 
 
 
 
 
Concerto SESI Catedrais em Bom Princípio
O próximo sábado, dia quatro de maio, vai marcar a apresentação do concerto SESI Catedrais que a Orquestra de Câmara Fundarte vai realizar na Igreja Nossa Senhora da Purificação, às 18 horas, em Bom Princípio.
Tendo como solista Hélio Xavier Valentim, (clarinete), um dos vencedores do Concurso Jovens Solistas, na interpretação de Cinco Bagatelas para Clarinete e Piano; sob a regência do maestro Antônio Borges-Cunha, o programa é formado por obras de Antonio Vivaldi, Geraldo Finzi, Felix Mendelssohn e Edino Krieger.
Com entrada franca, o evento é uma realização do Sesi, RS.

Programa

Antonio Vivaldi (1678 - 1741)
Concerto Alla Rústica em Sol Maior, RV 151
Allegro – Adágio – Allegro

Felix Mendelssohn (1809-1847)
Sinfonia nº 10
Adagio
Allegro – più presto


Gerald Finzi (1901-1956)
Cinco Bagatelas para Clarinete e Piano
Orquestração: Vagner Cunha
Prelude
Romance
Carol
Forlana
Fughetta

Solista: Hélio Valentim, clarinete

Edino Krieger (1928)
Divertimento para Cordas
Tranquilo e cantábile
Seresta
Variações e Presto

Regente: Antônio Borges-Cunha

Orquestra de Câmara Fundarte
Agraciada com o Prêmio Líderes & Vencedores 2011, iniciou suas atividades em março de 1996 como Orquestra SESI/Fundarte, a partir da parceria entre o Serviço Social da Indústria - SESI/RS e a Fundação Municipal de Artes de Montenegro - FUNDARTE, com os objetivos de contribuir para a educação e o crescimento cultural do Rio Grande do Sul, abrir mercado de trabalho para músicos jovens com capacitação profissional e levar a música orquestral para as populações da Capital e das cidades do interior do Estado, abrangendo todas as camadas sociais e faixas etárias.É formada por 15 músicos, tendo como Regente Titular o compositor e maestro Antônio Carlos Borges-Cunha e, como Diretora Executiva, a professora Therezinha Petry Cardona. Seleciona, anualmente, jovens de até 24 anos para serem solistas nos concertos agendados. Nesses 17 anos de atividades, realizou 603 concertos em 100 cidades do Estado, atingindo diretamente um público aproximado de 277 mil pessoas. Na agenda de 2013 tem agenda prevista de 50 concertos.
Antônio Borges-Cunha
É orientador do Programa de Pós-Graduação em Música da UFRGS, diretor artístico da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro e regente titular da Orquestra de Câmara Fundarte. Borges-Cunha esteve na Alemanha, Estados Unidos, Canadá e Uruguai para apresentações de suas composições. Seu Concerto para Viola e Orquestra foi o objeto de pesquisa da Tese de Doutorado defendida por Ricardo Kubala na UNICAMP. Em 2010 recebeu o Prêmio Funarte de Composição com Maxakali, obra estreada pelo Orquestra Petrobras Sinfônica em 2011.
Como regente, Borges-Cunha tem contribuído para a atualização repertorio. Sua programação de concertos busca conciliar o repertório histórico com as múltiplas tendências da musica atual, incluindo encomendas e estréias de obras. A superação das fronteiras entre a música de concerto e a música popular tem sido outra característica de sua atuação.
Antônio Borges-Cunha recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos de Música da Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre. Em 2010 foi homenageado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, recebendo a Medalha do Mérito Farroupilha.
Hélio Xavier Valentim
Nasceu em Nova Iguaçu/RJ e iniciou seus estudos de flauta doce aos 4 anos de idade no Curso Básico de Música, tendo como professor, o pai Moisés Valentim.Aos 6 anos começou realmente seus estudos de clarineta ainda com o seu pai. Aos 12 anos começou a participar da Banda Sinfônica Harmonia Real. Participou de cursos como: Sem Gato na Tuba, Curso Banda Larga e,também, das orquestras formadas pelos alunos dos cursos. Em 2007 fez o seu primeiro concerto com a peça Divertimento em dó maior para clarineta e Banda Sinfônica. Foi o solista da peça Serenade de Alfred Reed na regência da Prof. Mônica Giardini. Em 2010 foi aprovado no Concurso da Aeronáutica como sargento músico. Participou do XXVI e XXVII Festival de Inverno da Universidade Federal de Santa Maria na Oficina de clarineta, participando da Orquestra formada pelos alunos do Festival e, também, da Orquestra de Sopros.
Atualmente faz Bacharelado em clarineta na Universidade Federal de Santa Maria – RS, faz parte da Orquestra Sinfônica de Santa Maria e tem aulas particulares com Diego Grendene de Souza, atual clarinetista da OSPA.
ORQUESTRA DE CÂMARA FUNDARTE
Projeto SESI Catedrais
Dia 04 – 18h - Bom Princípio
Igreja Nossa Senhora da Purificação
Telefone: (51) 3564.1968
Endereço: Rua Irmão Weibert, 885
Bairro – Centro – Bom Princípio
Assessoria de Imprensa
Dinorah Araújo
Jornalista - MTb 5704
Telefone: 51 9964.5492 e 3311.6677
Skype: mdatuar



Maestro Cunha
 
fotos Cláudio Etges

Nenhum comentário: