quarta-feira, 1 de abril de 2015

Raul Cassol


                              

Estou mostrando um pouco do trabalho deste conceituado Artista Plástico e observador de pássaros.
00:03:47
Adicionado em 14/02/2011
981 exibições

 
 
 

Raul Cassou inaugura exposição na Galeria Paulo Capelari

 
Observador de aves e entusiasta da causa ambiental, o artista plástico Raul Cassou  exibe conjunto de pinturas e esculturas a partir de dia 13 de abril
 
“Cassou em Voo Livre” - título da exposição a ser inaugurada no próximo dia 13 de abril, na Galeria de Arte Paulo Capelari, em Porto Alegre - reunirá uma série de pinturas realizadas sobre madeira de descarte, por ele coletada e reciclada, tendo as aves como tema. A exposição estará aberta à visitação até o dia 30 de abril, de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h, e aos sábados das 10h às 13h, com entrada franca.
 
Além das pinturas, o artista expõe pela primeira vez suas esculturas em madeira, revelando maestria e domínio de ambas as técnicas. As obras tridimensionais esculpidas em madeira e as aramadas compõem, com as pinturas, um belo e representativo conjunto de exemplares da fauna brasileira.
 
Vitralista renomado, reconhecido internacionalmente pelo rigor estético e originalidade de seu trabalho, Cassou não abre mão de suas convicções conservacionistas e de respeito ao meio ambiente e trabalha, preferencialmente, com madeira reaproveitada. Em uma decisiva viagem ao Parque Nacional da Lagoa do Peixe, na década de 90, adotou como hobby a observação de aves em seu ambiente natural. A partir de então, em suas idas ao sítio que possui em Gramado, percebeu a enorme variedade dessas aves, que ali havia, passando a desenhá-las.
 
Para uma melhor percepção das alterações morfológicas provocadas pelo movimento das aves, passou a fotografá-las, aperfeiçoando sua técnica, o que explica a leveza, precisão e verossimilhança de seus trabalhos. O contato com outros aficionados da observação de aves, as viagens através de diferentes regiões e biomas, dentro e fora do Brasil, tornaram-se recorrentes em sua vida, assim como a participação em eventos nacionais e internacionais reunindo observadores de várias partes do mundo.
 
Característica importante de seu trabalho, além da utilização de madeira reciclada, é que somente pinta e esculpe aves que observou, desenhou ou fotografou em liberdade, no ambiente natural, e costuma realizar seus desenhos onde quer que esteja. Para isso, carrega sempre o material necessário, como papel, lápis e câmera fotográfica.
 
Ao apreciar as pinturas de Cassou, tem-se a impressão de que suas aves se projetam para fora do suporte e sobre isso o artista plástico Fernando Duval escreveu "…aquelas esculturas de pássaros, aparentemente incompletas, foram na verdade elaboradas como se brotassem, do mesmo modo, de fora para dentro e de dentro para fora. Interior e exterior ao mesmo tempo. Aparência e essência convivendo lado a lado. Todas elas feitas com uma maestria que intriga a vista e fascina a mente. E observando aquele conjunto de pinturas e esculturas, percebi que há muito tempo não me sentia tão bem."
 
Sobre Raul Cassou
 
Raul Cassou é vitralista, escultor e pintor autodidata. Nasceu em Porto Alegre, RS, onde vive e tem seu ateliê, no bairro Floresta. Suas primeiras pinturas datam da década de 70.
Estudou Engenharia e Arquitetura, abandonando ambas para trabalhar em publicidade como ilustrador e, aos 30 aos, começou a trabalhar com vitrais.
Seu trabalho tem por base a reutilização de materiais, que esculpe ou pinta com tinta acrílica. Recorrente também é a utilização do arame como matéria prima.
Realizou a primeira exposição em 2009, na Galeria Artefato, em Porto Alegre.
Considerado um especialista na representação de aves brasileiras, foi convidado pelo Baden-Württembergische Brasilien-Zentrum da Universidade de Tübingen, na Alemanha, onde realizou uma exposição de suas pinturas e esculturas no Museum Schloss Hohentübingen.
 
 
SERVIÇO:
O Quê: “Cassou em Voo Livre”. Exposição de pinturas e esculturas de Raul Cassou.
Onde: Galeria Paulo Capelari (Rua Cel. Bordini, 665) bairro Auxiliadora, em Porto Alegre.
Quando: Abertura dia 13 de abril, das 19h às 22h. Visitação de 14 a30 de abril de 2015, de segunda a sexta-feira, das 09h às 19h, e aos sábados das 10 às 13h.
Quanto: Entrada franca
Maiores informações: (51) 9994 8558 - www.paulocapelari.com
 
 
 
 
Assessoria de Imprensa: Silvia Abreu (MTB 86794)- 28/03/201
Fones: (51) 92772191 – 8627.2209(Oi) (51) 9955.6889 (Vivo) (51) 8133.6787 (Tim)

Nenhum comentário: