domingo, 4 de agosto de 2013

Email recebido dos EUA


Maravilha e parabéns pela determinação de vocês de continuar o Fala Brasil!

Li aí no instigante artigo do Affonso uma alusão ao papa Francisco e a propósito do assunto, aproveito para compartilhar com você uma resposta a um email que escrevi a um querido amigo sociólogo, um homem muito culto com quem gosto de trocar idéias, em que também falo o que senti em relação ao papa e seus discursos aí no Brasil.

Um abraço,

Mônica

Querido Amigo,

Obrigada. Quando tenho tempo de sentir as coisas e posso ser tocada por elas, as palavras fluem mesmo com uma espontaneidade que me esvazia e que me faz bem. Quanto à cronicidade da dor da saudade, dos nossos que já se foram, das nossas casas antigas, tão ricas de presenças, de conversas, de visitas, o quê dizer?? Existe dor mais latejante?

Acho que foi isto também que o papa nos trouxe, a impressão de um familiar que chegou em nossa casa para passar uns dias e que conversou conosco genuinamente, que nos olhou nos olhos, que nos tocou, que nos ouviu, que ousou nos pedir momentos de reflexão e de silêncio ( mesmo estando milhões de pessoas juntas), que nos validou como pessoas neste mundo tao caótico, violento, desumano, egoísta, superficial, e em que coisas, relacionamentos e sentimentos são tão facilmente descartáveis. Ele nos transmitiu uma paz e uma doçura que há muito não sentíamos vindas de uma pessoa tão pública, sobretudo, vindas da Igreja.

Foi mesmo uma misericórdia de Deus ouvi-lo e vê-lo nesta hora, para mim e para tantos milhares de pessoas, que precisavam ouvir o forte testemunho de sua fé, de sua devoção e de sua intrepidez. Quando lhe perguntaram porque ele abaixa o vidro do carro, não blindado, e porque anda no papamóvel sem proteção, ele disse, " Sou indisciplinado nisso e não tenho medo. A gente não morre de véspera e, se morrer, morri." Esta convicçao e este destemor são muito inspiradores e convincentes, sem serem arrogantes, mas pelo contrário, humildes.

Existe um imenso vácuo de verdadeiros líderes no mundo, e quando aparece um Francisco como este, de 76 anos, até os jovens ficam sob o encanto dele. Precisamos de muitos Franciscos neste mundo. Ando tão sem fé na humanidade que às vezes tenho medo de perder para sempre a esperança, que é a mensagem dele para os jovens: não temam e tenham esperança. Achei lindo ele lhes dizer que não tenham medo de ser felizes (até plagiando a música brasileira que diz "Viver e não ter a vergonha de ser feliz, cantar e cantar a beleza de ser aprendiz.") Que refrescantes mensagens ! Disse também que não gosta de jovens que não protestam e lhes encorajou a ir contra a corrente e desejou que uma primavera dos jovens aconteça ( creio que em uma sútil alusão à até agora não muito bem sucedida primavera política nos países árabes.) Quem já ouviu um papa falar assim?

A política e as cúpulas são corruptas no mundo inteiro. Aqui só há mais sofisticaçao nos roubos, na corrupção e na hipocrisia. Imagine o desconcerto que este Francisco está causando no Vaticano, quando recusou o luxo dos aposentos papais e, agora, quando disse "Quem sou eu para julgar os gays?" Com esta frase, como Cristo quando defendeu Madalena, ele ja semeou uma revolução. Que diferença marcante entre esta postura e a do seu antecessor, o alemão Bento XVI, que no seu conservador e preconceituoso intelectualismo, fechou as portas da Igreja e excluiu milhares!

Que grande desafio é viver, nao é?

Um abraço,

Mônica

 

Nenhum comentário: