terça-feira, 10 de março de 2015

Paulo Tenani



Professor daFGV/EESP, Paulo Tenani, lança livro sobre armadilhas de investimentos

Narrativas ficcionais que podem, muito bem, ser análogas a sua vida pessoal e profissional
 
 
Cuidado! Investir é mais do que balancear risco e retorno. Investir é também evitar armadilhas. Os livros tradicionais, no entanto, têm pouco a dizer sobre este tema, uma vez que focam apenas no que é correto fazer ao investir. No livro “Armadilhas de Investimentos”, o professor Paulo Tenani, da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EESP), e seus coautores Roberto Cintra (FGV/EESP), Ernesto Leme e Caio Weil Villares, tentam justamente preencher esta lacuna. Utilizando uma série de enredos e personagens fictícios, porém factíveis, os autores discutem as principais falhas, ou Armadilhas de Investimentos, e, em seus comentários, procuram ilustrar como evitá-las.
O livro, totalmente didático e de fácil compreensão, é baseado em cinco armadilhas principais: Falta de Controles e Risco Operacional; Desconsiderar Riscos Ocultos; Conflitos de Interesses; Falta de Disciplina de Investimentos; e Riscos sem Retorno Esperado. Na opinião dos autores, estas armadilhas acontecem com muito mais frequência do que eles julgam apropriado e podem causar enormes prejuízos, dizimando patrimônios acumulados ao longo de gerações. 
Há ainda uma série de ilustrações com um tema comum: “o cliente perdendo dinheiro” e um marcador de página em forma de uma nota de “MENOS cem dólares”, com a figura do “Ganhador de Dinheiro” no lugar do Benjamim Franklin e a frase “In Super-Heroes we Trust”, em substituição à frase “In God we Trust” da nota de cem dólares verdadeira. No marcador, está também escrita a frase “Diversificação é para quem não sabe nada”, que os autores consideram um clichê do mercado financeiro, que surge sempre nas análises mais superficiais – o equivalente no mundo futebolístico à frase “futebol é uma caixinha de surpresas”.
Para os autores, Investir é compreender a aleatoriedade nos preços dos Ativos. Investir é balancear Risco e Retorno em luz de objetivos e perfis de Risco. Investir é ter e respeitar controles e processos, mesmo nas circunstâncias mais difíceis. Investir é se importar com custo.


 
Armadilhas de Investimento – o Que Você Não Deve Fazer, ou Deixar Que Façam, Com Seus Investimentos.
Autores: Cintra, Roberto; Leme, Ernesto; Tenani, Paulo; Villares, Caio Weil.
Número de Páginas: 160
Editora: M Books
Ano: 2015
Preço: R$ 49,00




 
 Informações à imprensa:Insight Comunicação – www.insightnet.com.br11 3284-6147 / 3262-5567
Luana Magalhães – luana.magalhaes@insightnet.com.br







Nenhum comentário: