terça-feira, 10 de março de 2015

Parábolas da Bíblia



 
 
Walcyr Carrasco recontaparábolas da Bíblia em novo livro da Editora Moderna
Título inédito compõe a coleção Histórias da Bíblia
 
Parábolas são narrativas em sua maioria curtas, lineares e que geralmente trazem algum preceito. De acordo com Regina Zilberman, pesquisadora e especialista em literatura, parábolas se diferenciam de fábulas e contos, pois são sempre protagonizadas por seres humanos e delas sempre se extrai um ensinamento.
Jesus utilizava as parábolas para levar ensinamentos ao povo da Palestina e transmitir preceitos como humildade, amor, solidariedade, fé, união, perseverança, entre outros. Algumas dessas narrativas podem ser encontradas no novo livro do autor e dramaturgo Walcyr Carrasco. Parábolas da Bíblia, publicado pela Editora Moderna, reconta dezoito histórias encontradas no Novo Testamento com todo o talento, cuidado e maestria característicos de Carrasco. 
Tendo a parábola como estilo literário que norteia a obra, o autor logo nos presenteia com uma introdução inspirada em uma das narrativas contadas por Jesus. No decorrer do livro, temos histórias encontradas nos Evangelhos de Mateus, Lucas e Marcos. 
Abaixo do título que abre cada capítulo, Carrasco aponta em qual desses Evangelhos o leitor poderá encontrar a versão original da parábola. Além disso, tal como Jesus fazia com aqueles que ouviam seus ensinamentos, o escritor traz a “moral da história” ao final de cada parábola, esclarecendo o sentido do texto que o leitor acabou de ler. 

Sobre o autor
Walcyr Carrasco nasceu em 1951 em Bernardino de Campos, SP. Escritor, cronista, dramaturgo e roteirista, com diversos trabalhos premiados, formou-se na Escola de Comunicação e Artes de São Paulo. Por muitos anos trabalhou como jornalista nos maiores veículos de comunicação de São Paulo, ao mesmo tempo que iniciava sua carreira de escritor na revista Recreio. Deste então, escreveu diversas novelas, peças de teatro e publicou mais de trinta livros infantojuvenis, tendo recebido por suas obras muitos prêmios ao longo da carreira. É cronista de revistas semanais e membro da Academia Paulista de Letras, onde recebeu o título de Imortal.  
Sobre a Moderna LiteraturaA Moderna na área de Literatura desenvolve conteúdos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo oferece recursos para que o professor tenha a sua disposição diferentes oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldades de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, em uma iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe com exclusividade para seu catálogo todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido, com a escritora e ilustradora Eva Furnari, e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura. (http://www.modernaliteratura.com.br)
Contatos para a imprensaS2Publicom Mariana Shinkawa - mariana.shinkawa@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0271
Kadygia Ferreira - kadygia.ferreira@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0209
Natália Rodrigues  natalia.rodrigues@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0205 
Viviane SantaCruz - viviane.santacruz@s2publicom.com.br - Tel: (11) 3027-0220


Nenhum comentário: