terça-feira, 15 de abril de 2014

Música

 

 
 

Uma das muitas que a gente gravou pra mixar mais tarde e fazer um disco e aí o HD deu pau e a gente não tinha back up.

É uma canção que só foi tocada em shows do Duo Deno. Nela, tanto ao vivo quanto na gravação, a gente conseguiu uma das idéias originais do Duo, que era soar como se fosse eletrônico, mas sem usar eletrônica. Pezão é gênio nisso.

A letra é, talvez, a coisa mais metafísica que eu já escrevi, e já abre com uma frase que pode ser tudo, inclusive a futura protagonista da segunda parte da canção tendo a primeira visão do que seria o outro lado, do qual só os que tiveram experiências de quase-morte voltaram pra contar. E aí vai. Tudo meio falado, que nem eu gosto de fazer vezenquando. Na segunda parte, lírica em letra e música e devendo um tanto ao Jobim e outro tantinho à Björk, é a tal protagonista, em primeira pessoa, já do lado de lá.

E eu que nem sei se acredito em alguma coisa...

Ascese

(Arthur de Faria)
 
Em9
- Como é bonito o céu por esse lado
G7M                                                                            B4/7    B7
Foi o que ela disse e me deixou completamente gelado
Em9
- Como é bonito o céu por esse lado
G7M                                                 B7
Ela repetiu e me deixou completamente
 
C
Visto de fora o mundo é tão diferente
G/B                                              F7M    E/G#
Pode parecer frio, pode parecer quente
C
A gente, visto de fora, também é uma grande roubada:
          G/B                                         F
Uma formiga esquecida por Deus...
                            Em9
...na lata de goiabada
 
              Em9                                                G7M
-         Senhores passageiros do vôo 141, seguindo sempre em frente a
                                 B4/7   B7
gente chega em Cancún
     Em9                                                   G7M
-         Senhores passageiros do vôo 146, eu posso estar enganado,  
                                       B7
mas o destino... é a lua cheia.
 

(Em9)
 
  
Em9
(Lembro de um disco dos Beatles chiado e riscado, esquecido no
                                  F/E
armário do quarto do lado. Lembro também de uma índia tupi, soando
                                Em9                                           F/E   Em9
em estéreo no Rio Taquari. Tudo me vem. Sou só um som só.)
 
Em9                                                                   
(Sinto por todas as coisas grande ternura, mas essa ternura beira a
         F/E
indiferença. Não estou aqui, não tenho essa crença. Só sei que é do
                                          Em9                                   F/E      Em9
mundo esse amor que me atensa. [[: Seja normal, seja amar um nó.:]])
 

Em9
- Como é bonito o céu por esse lado
                                                                                 F/E
Foi o que ela disse e me deixou completamente gelado
Em9
- Como é bonito o céu por esse lado
                                              F/E
Ela repetiu e me deixou completamente
Em9
- Como é bonito o céu por esse lado
- Como é bonito o céu por esse lado
Foi o que ela disse e me deixou completamente gelado
 


Arthur de Faria - Voz, Piano, Acordeom
Fernando Pezão - Bateria, Tambourine
Gravado e pré-mixado por Gustavo Breier, na Tec Audio, Porto Alegre, 2006.

Nenhum comentário: