quarta-feira, 10 de julho de 2013

Gazeta dos Tolos 152

 
 

[
 
 
A verdade fará bem ao Brasil.

Descomemoração do golpe de 64, Porto Alegre, 2013.
Disco "La cuca del hombre".
Gravado em Buenos Aires, tem agora seu lancamento no Brasil. Composicoes minhas em versoes de Mavy Diaz e Leon Gieco, tambem produtor do disco, com interpretacoes luxuosas de Mercedes Sosa, Pablo Milanes, Peteco Carabajal, Domingo Cura, Yabor, Osvaldo Fatorusso, alem de Leon. Parcerias e versoes de Washington Benavidez, Mavy, Leon, Jeronimo Jardim, Nana Chaves, Raul Porchetto, alem de alguns solos belos de Carlos Coria, Luis Aragon, Fatorusso (8 canais de percussao improvisada) e Peteco.

Idiomas irmaos, musicos irmaos, poesia e ritmos irmaos, para um conteudo de poesia, latinoamericanismo, ironia, inconformismo, ecologia e o doce amor de...
Esta a disposicao na cidade de Porto Alegre, na Palavraria da Vasco da Gama esquina Fernandes Vieira.
Seminario "40 anos do auto-golpe no Uruguay",
grande evento realizado na semana passada em Montevideo, com debates internacionais, filmes, oficinas, musica, testemunhos, teatro, caminhada: sucesso !


Aberta a chamada de artigos para a revista Estudos Legislativos 2013.

A chamada de artigos científicos para a revista Estudos Legislativos – volume 7 – iniciou dia 12. Os interessados em publicar seus textos na edição de 2013 devem enviá-los para a página eletrônica da publicação (
http://submissoes.al.rs.gov.br/index.php/estudos_legislativos), disponível no portal
www.al.rs.gov.br/escola até o dia 12 de agosto de 2013. Nesta edição, além de artigos submetidos ao Conselho Editorial, o edital 004/2013 publicado pela Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS) prevê uma seção temática com artigos sobre Educação para a Democracia."É com satisfação que comunico a todos  a noticia de ter sido novamente contemplado com o Prêmio Excelência da Viola Caipira, desta vez na categoria "Arranjador" .A cerimônia foi no Memorial da América Latina em São Paulo. Lista completa dos premiados no sitio:
Valdir Verona"

Brasil agradece ao Chile,
caravana solidaria para acompanhar os des-festejos de setembro, a 40 anos da ruptura institucional contra o Presidente Allende. Informacoes por este mesmo imei.

"O governo brasileiro expressa sua indignação e repúdio ao constrangimento imposto ao presidente Evo Morales por alguns países europeus, que impediram o sobrevoo do avião presidencial boliviano por seu espaço aéreo, depois de haver autorizado seu trânsito. O noticiado pretexto dessa atitude inaceitável – a suposta presença de Edward Snowden no avião do Presidente –, além de fantasiosa, é grave desrespeito ao Direito e às práticas internacionais e às normas civilizadas de convivência entre as nações. Acarretou, o que é mais grave, risco de vida para o dirigente boliviano e seus colaboradores.
Causa surpresa e espanto que a postura de certos governos europeus tenha sido adotada ao mesmo momento em que alguns desses mesmos governos denunciavam a espionagem de seus funcionários por parte dos Estados Unidos, chegando a afirmar que essas ações comprometiam um futuro acordo comercial entre este país e a União Europeia. O constrangimento ao presidente Morales atinge não só à Bolívia, mas a toda América Latina. Compromete o diálogo entre os dois continentes e possíveis negociações entre eles. Exige pronta explicação e correspondentes escusas por parte dos países envolvidos nesta provocação.
O governo brasileiro expressa sua mais ampla solidariedade ao presidente Evo Morales e encaminhará iniciativas em todas instâncias multilaterais, especialmente em nosso continente, para que situações como essa nunca mais se repitam."
Dilma Rousseff
Presidenta da República Federativa do Brasil
Nesta semana em Paraty,
por ocasião da Flip, debate sobre memória da ditadura. Cristina Chacel e Flavia Cavalcanti apresentando e autografando "SEU AMIGO ESTEVE AQUI".
"Nesta hora de muita tristeza lembrarmos que as mulheres, maes e companheiras escreveram na história deste País exemplos de coragem e dignidade que o passar dos anos não consegue apagar. LUIZA CHAUNI TEIXEIRA(Dona DIDI), mãe de ANTONIO CARLOS TEIXEIRA, desaparecido (assassinado) no ARAGUAIA , é uma delas, representa todas as maes e companheiras, meus aplausos pela sua vida de luta e resistência, escreveste esta página da história em nossos corações, lembraremos sempre, esquecermos jamais.
Marcelo Santa Cruz
Um show maravilhoso com Danilo , Dori e Nana Caymmi marcou o início das comemorações do centenário de Dorival Caymmi no Sesc Vila Mariana ! Que venham outros tantos!!


Indignação! Vejam a hipocrisia da mídia:
dia 12 de junho, O Globo contra a juventude que protesta. 48 horas depois, ao perceber que o fato pode ser utilizado contra o governo Dilma, O Globo se retrata e defende os jovens. Esta semana: escrache a Globo News.
Muito interessante o paralelo feito...
E.F.
Argentinos fazem piada com a mídia brasileira:

Como para la Justicia chilena
las condenas son acumulativas, el general retirado Manuel Contreras, ex jefe de la DINA (policía secreta) durante la dictadura de Pinochet, ya lleva acumuladas condenas por más de 295 años de prisión. Llega a esa cifra por decenas de causas por violaciones a los derechos humanos y porque ayer la Corte Suprema confirmó una condena a 15 años por la desaparición de Muriel Dockendorf, en 1974.
Intervencionismo estatal
do Congresso Nacional ao meter o dedo no Direito Autoral, esfera privada em todo o mundo civilizadoonde quem usa fonogramas e videos criados e produzidos por outro com fins de lucro, paga um roialti para isso. Ninguem vai no mercado e leva o xuxu assim no mais. Nao por acaso quem posa de `coitadinho` na foto com a Presidente e um dos tubaroes de arrecadacao, Roberto Carlos, cujos elogios a Pinochet publiquei alguns numeros atras. Se e ruim a posicao da Presidente, pior a companhia.
Memoria, verdad y justicia
Murió Laura Bonaparte, Madre de Plaza de Mayo.
Fue un emblema de los movimientos de derechos humanos. Sufrió la desaparición de tres hijos, dos yernos y el padre de sus hijos y fue una de las precursoras de la campaña internacional para que se declarara delito de lesa humanidad a la desaparición forzada de personas. Además, interpuso un recurso judicial para impedir que se privatizara el predio de la exESMA en los '90.

"O Filho Renegado de Deus"
Gentes: acabei de ler, na semana que hoje se encerra, o espetacular livro " O Filho Renegado de Deus" de autoria de nosso mestre Urariano Mota. O livro é imperdível. Eu tive a felicidade (e a honra) de recebê-lo de presente do próprio autor pelo fato de ter estado quase do lado de lá da vida .É claro que nenhum de vocês vai esperar de um romance do Ura, um romancezinho do tipo politicamente correto ou do estilo "onde estou, onde estou está tudo tão estranho". Não, a cada página a gente sente um soco na boca do estômago. Urariano descreve todas as facetas da miséria humana com (quase) a mesma crueza (e crueldade) encontrada na vida real desses miseráveis.

Distribui entre seus vários personagens o que há de pior na miséria humana e mergulha fundo em cada uma, trazendo à tona toda a dimensão humana de cada aspecto da miséria. E o faz ao mesmo tempo com raiva - porque o romance é um verdadeiro libelo contra todo e qualquer tipo de preconceito e contra toda a opressão a que é submetida a parte mais débil do povo - e com uma ternura, uma capacidade de compreensão, um certo despreendimento de si mesmo que, sinceramente, parece impossível encontrar, naquele mundo e naquele cenário, sentimentos tão puros, tão doces e tão férteis. Só mesmo a mente iluminada de nosso mestre Urá, aliada a uma história de vida e de compromisso com a libertação do povo e, dentro dele, dos mais miseráveis consegue este milagre. O livro é uma aula, gente, ou melhor é um curso inteiro de compreensão que nos capacita a tomar, ao menos de vez em quando, um banho de realidade. E ao invés de sucumbir diante dela, tomá-la a pulso e lutar por sua transformação o que, quase sempre, começa com a denúncia, como fez Urariano.
Recomendo, com muuuuito entusiasmo a leitura. Tomara que vocês "adotem" o Filho Renegado de Deus com a mesma paixão com que eu o adotei.
Mara Loguercio.
"...largo poncho americano
que incendeia o horizonte
no ceu mais claro dos Andes
que o sangue de Allende santificou
milonga pega parelho
pra eu nao ficar escoteiro
que a liberdade e um sinuelo
e a luz que o luzeiro
em mim falquejou..."
(Cancao "Quero te ver Liberdade", disco Musicanto 1983, em ditadura).
 
NUM PAIS DE COVARDES, CURIÓ CANTA DE GALO.
 
================ Para deixar de receber esta Gazeta dos Tolos, basta pedir ===================

Pasquim motorizado por Raul Ellwanger, saiba mais em
www.raulellwanger.com.br, um saite sem cascata.
 

Nenhum comentário: