quarta-feira, 26 de junho de 2013

Vagner Cunha


Vagner Cunha conquista Açorianos no gênero erudito
           
O CD-livro Além, lançado em novembro de 2012 no Theatro São Pedro, recebeu dois troféus na noite de ontem, 25 de junho, no Auditório Araújo Vianna. No maior prêmio da produção musical do Rio Grande do Sul, o Açorianos, conferido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, Vagner Cunha foi eleito o melhor compositor do gênero erudito e seu álbum, o melhor disco do estilo.
 
Sobre Vagner Cunha:
 
Vagner Cunha é compositor, arranjador e instrumentista atuante em diversos cenários da música contemporânea.
Como compositor, já teve obras tocadas pelas principais orquestras brasileiras como OSPA, OSESP, Orquestra PETROBRAS, Orquestra de Câmara Theatro São Pedro. Em 2011, recebeu o Prêmio FUNARTE de Composição Erudita com Aleph para piano e orquestra. Seu disco Mahavidyas recebeu quatro vezes o prêmio Açorianos nas categorias melhor compositor, melhor disco, melhor instrumentista e espetáculo do ano nos anos 2010 e 2011.
Produziu aproximadamente 40 trilhas musicais originais para cinema e projetos audiovisuais nos últimos 10 anos para filmes como Propriedades de uma Poltrona e Céu, inferno e outras partes do corpo, ambos de Rodrigo John; Argus Montenegro e a Instabilidade do Tempo Forte e O Versilibrista, ambos de Pedro Izaias Lucas. O processo criativo de Vagner Cunha foi um dos temas do documentário Arte, Ordem e Caos (2008), de Pedro Zimmermann, sendo que ele também assinou a trilha sonora do média-metragem.
Atualmente, Vagner se dedica à produção do disco Noturno (com previsão de lançamento para 2013 ainda) e à composição da ópera Saturno, texto de Renato Mendonça, com referências da mitologia e ao quadro do pintor espanhol Francisco de Goya. Essa produção – com previsão de estreia no segundo semestre de 2014 – está sendo escrita para ser estreada pela soprano Carla Maffioletti, que mora na Holanda.  
 
 
Sobre Além:
 
 
Ilustrações e arte: Fabio Zimbres
 
O CD-livro pode ser encontrado na Livraria Cultura por R$ 59,90.
 
Músicos
Vagner Cunha: violino, viola, harmônio, glockenspiel e piano
Gisele de Santi: voz
Julia Simões: flauta
Luciano Dal Molin: contrabaixo
 
Participações especiais
Cuca Medina: vozes em Saturno
Vitor Ramil: voz em Vem
Dudu Sperb: voz em Canção e Sala de Espelhos
Antônio Borges-Cunha: acordeão em Ondina
 





 

Carol Zatt Assessoria de Imprensa:


(51) 9737-7031





 


 


 

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: