quarta-feira, 12 de junho de 2013

SUASSUNA

Suassuna:

 “Minha missão é contribuir para essa geração conhecer o filé da cultura brasileira”
Com uma mistura de história de vida e provocação reflexiva, o escritor paraibano Ariano Suassuna sensibilizou os participantes na Aula Espetáculo, realizada na noite desta terça-feira, 12, no centro de Canoas. "É preciso dar às novas gerações o direito de conhecerem o filé da cultura brasileira, e não apenas o osso", declarou o escritor, a partir de uma citação de Alceu Amoroso Lima.
A aula com o intelectual nordestino foi realizada no Auditório Vinícius de Moraes, centro dos encontros da 29.ª Feira do Livro de Canoas. A apresentação do encontro foi realizada pelo secretário municipal de Cultura, Luciano Alabarse, que destacou as qualidades notáveis do escritor e a motivação de trazê-lo a essa edição do evento. "Visamos dar prioridade absoluta ao livro e seus autores, e Suassuna sintetiza essa ampla diversidade e expressão da cultura brasileira. Boa aula a todos".
Em um estilo paciente e voz baixa, o autor de A Pedra do Reino, impressionou os presentes pela disposição, memória e criatividade durante uma intervenção de cerca de 1h30min.
O escritor levou a platéia a uma viagem imaginária à história da cultura brasileira, desde o descobrimento do Brasil até nossos dias, e foi progressivamente encantando a público com citações, causos e histórias de vida, abordando experiências brasileiras de vários séculos sobre áreas como teatro, dança, escultura, literatura e história.
O amplo auditório situado na Praça da Bandeira foi insuficiente para acomodar o expressivo público, que também foi acomodado na parte externa, de onde acompanhou a aula magna por meio de um telão.
História e Estórias
Citando Machado de Assis, ele também observou os contrastes sociais, um traço característico em sua obra. "No Brasil há uma dilaceração terrível, que começou no dia 22 de abril de 1.500. No Brasil existe dois Países. O país é bom, revela os melhores instintos; mas o Brasil oficial é caricatu. Infelizmente, todos nós que estamos aqui fomos nascidos, criados, formados e deformados pelo Brasil oficial", nota.
A interação com o público também envolveu exposições sobre sua experiência de difusão da cultura popular, por meio de um circo multimídia, que já levou a 87 municípios no interior de Pernambuco.
Próximo dos seus quase 86 anos (16 de junho), ao ser perguntado durante uma coletiva realizada ainda no hotel sobre o que gostaria de ganhar de presente, o escritor foi sincero, mas aproveitou a deixa pedagogicamente. "Não gosto de ganhar presente, fico acanhado. Mas se fosse possível receber algum eu queria um País justo, fraterno e solidário".
As atividades da 29.ª Feira do Livro de Canoas prosseguem hoje no Calçadão e na Praça da Bandeira, com outros nomes de destaque nacional e internacional, como a escritora portuguesa Margarida Botelho e o escritor e músico paulistano José Miguel Wisnik. Confira a programação completa do evento aqui.

Crédito da notícia: Ronaldo M. Botelho


Nenhum comentário: