sexta-feira, 29 de julho de 2011

Na Escadaria


Foto foi tirada na entrada do Palácio da Liberdade, na manhã do dia 12 de julho, após reunião em que o Governo de Minas agregou cerca vinte mineiros (de fora e de dentro do Estado) para trocarem ideias com o governador Anastasia sobre como dar um novo impulso na administração do Estado.
Aí estão Ziraldo, Andrea Neves, ARS, Tadeu Barreto, José Murilo de Carvalho... e logo dezenas de outros ali se assentaram. Estavam presentes o Giovani do vôlei, o estilista Ronaldo Fraga e o cantor Samuel Rosa e dezenas de empresários e outros artistas e intelectuais


NOS DEGRAUS DO PALÁCIO

Assentei-me num dos degraus da entrada do Palácio da Liberdade. José Murilo de Carvalho- esse notável historiador, estava em pé, e lhe disse:-Senta que isto também é história. Ele assentou. Vínhamos de uma intensa reunião lá dentro. Sentar na escada, sobretudo de um palácio, é uma temeridade. Apareceu Ziraldo e foi alegremente se ajeitando no degrau. Daí a pouco apareceu Tadeu Barreto, responsável pelas estratégias do governo Anastasia, e se assentou. E Andréa Neves com sua inquieta criatividade, também se assentou conosco. Não sei se o Giovani Gavio, que jogou 414 vezes pela seleção de vôlei estava ali nos degraus, nem quantos éramos naquela manhã de sol, quando até Álvaro Teixeira da Costa dos Diários Associados, convocado, uniu-se à assembléia dos que sentados na entrada do Palácio?

Bem, nessas alturas eram também inúmeros os fotógrafos e cinegrafistas que nos flagravam como um bando de colegiais no dia da formatura, simplesmente sentados nos degraus de entrada do Palacio. Quem passasse ao largo, talvez achasse estranho aquelas pessoas ali. Não mendigávamos. Ao contrario, estávamos ali para dar, para oferecer, para contribuir para um novo plano estratégico que integrasse ainda mais governo e sociedade.

Aquele era um bando de sonhadores inveterados. Não é à toa que entre empresários e administradores ali estivessem, por exemplo, também o estilista Ronaldo Fraga, o cantor Samuel Rosa do" Shank ", Fernando Brant, Teresa Santos e Ângelo Machado.

Durante um seminário informal, lá dentro do palácio, havíamos ouvido as pesquisas feitas por Carla Manyuni sobre: com que sonha hoje o jovem brasileiro? Não é de hoje que se tenta dar concretude aos nossos sonhos. Durante a ditadura propus que se criasse o Ministério dos Sonhos, para saber o que queria o povo brasileiro, pois o DOPS e SNI não davam conta disto.

Enquanto a Europa, em crise, treme nas bases, enquanto os EUA perdem terreno para China, o Brasil vive, apesar da corrupção e da violência, um momento raro de esperança. Minas tem um papel especial nisto. Não apenas porque ajudou a forjar o passado da nação, mas porque tem agora condições excepcionais para sonhar o futuroangela.

Afinal, é preciso sonhar para que o real se realize.

Nenhum comentário: