terça-feira, 13 de maio de 2014

Música

1 anexo (5,7 MB)
Baixe Breve Oração de Virada do Ano (Arthur - Daniel Galera).mp3 (5,7 MB)
Breve Oração de Virada do Ano (Arthur - Daniel Galera).mp3
Reproduzir
Carregando a visualização de vídeo do YouTube
Problema ao conectar a YouTube. Talvez o vídeo não exista ou somente possa ser reproduzido no YouTube. Tente acessar o site: http://www.youtube.com/watch?v=K-R9NH5D-jY

Na virada de 1999 pra 2000, o Daniel Galera, então um muito jovem (20 anos) e inédito em livro escritor, publicou no Cardoso on-Line, o mítico COL, esse poema. Eu era um dos milhares de assinantes que recebiam o fanzine eletrônico por e-mail. Antes ou depois, não lembro, o Galera também tinha publicado outro poema ("Você tá bem?"), que eu também musiquei.

Hoje o Galera é um dos maiores escritores do País, traduzido num montão de línguas. Eu li tudo dele, sempre. Nunca chegamos a ser amigos de verdade, mas acho que a gente se gosta (eu, pelo menos, gosto muito dele).

Esse poema eu não musiquei de cara. Mandei pros meus amigos na virada daquele ano e dos seguintes. Quando a gente armou o repertório do disco, essa letra tinha tudo a ver. Na época, desconfiei que, no contexto do "Música pra Bater Pezinho", era uma canção simples demais. Talvez por isso, um pouco (mas não totalmente) inconsciente, fiz um arranjo elaboradíssimo, com trocentos detalhes. Tanto que quase a metade do que se gravou acabou caindo na mix e, ainda assim, é uma faixa em que menos NÃO É mais, ehehehehe.

Na hora de gravar, pareceu óbvio que eu chamasse minha então nova amiga, uma das cantoras que eu mais amo no mundo, e com quem vínhamos de fazer um show inteiro juntos: a fabulosa Cida Moreira. A gravação foi linda.

Nas gravações de bateria, na terceira vez que eu falei pro nosso baterista de então, o grande Ricardo Arenhaldt a frase: - Meu, quem sabe uma coisa mais Pezão?, ele sugeriu: - Porque a gente não chama o Pezão.
Fernando Pezão veio e, como sempre, arrasou.

Ps. No show, essa canção soava muito diferente. Quem quiser conferir > http://www.youtube.com/watch?v=K-R9NH5D-jY

O que dizer da letra? Bom, qualquer coisa além do que o que o Galera escreveu é redundar. Eu sempre choro em alguma parte.


BREVE ORAÇÃO DE VIRADA DE ANO
Daniel Galera
 
"Dentes guardados. Não acabam nunca se guardados. Na boca apodrecem."
 (Hilda Hilst, "Com os meus olhos de cão")
 
Deus, por favor não mais permita que os cachorros me dirijam olhares tristes por trás das grades do jardim das casas.
Deus, poupe-me também dos olhares tristonhos das empregadas que contemplam a cidade apoiadas nas sacadas dos prédios.
Tira, por favor, de todos os asilos, os adesivos do Ecco Salva afixados nas paredes.
Que as vastas platéias de cinema sejam ocupadas sempre por uma única pessoa, e que na saída do filme chova invariavelmente.
Bota fim, deus, a esse constrangimento injustificado que faz com que as pessoas desistam de trepar e dar abraços, mesmo quando elas sabem que isto seria necessário.
Convence a todos da impossibilidade do amor, e observa enquanto descobrem o amor como a única possibilidade.
Quanto aos pecados capitais, peço que tornes a Gula compatível com a Vaidade, a Preguiça compatível com a Avareza, a Ira compatível com a Inveja, e que a Luxúria soterre as anteriores.
Acabe com a Aids, deus.
Que todos tenham plena consciência de que vão morrer definitivamente, e que na hora da morte não possam evitar um breve sorriso de desobediência infantil. E conserva os dentes dentro de nossas bocas,para que apodreçam conosco.
Que persista no tempo apenas aquilo que fomos capazes de criar.
Peço que amanhã de manhã, deus, eu seja acordado com o peso familiar de um certo corpo em cima do meu.
Que o sol invada minha barraca brando, resignado.
Então será o ano 2000, mas não fará diferença.
 
Ps. Ecco Salva, para os não-gaúchos: um serviço de atendimento de emergência, principalmente para idosos. Que coloca a placa com o número na urgência bem visível, pra quem possa ser chamado fácil.

Arthur de Faria & Seu Conjunto aqui era:

Sérgio Karam - Sax Alto
Julio Rizzo - Trombone
Adolfo Almeida Jr - Fagote
Arthur de Faria - Voz, Reza, Cano de ferro esfregado com chave de fenda, Mangueira de Piscina, Molho de Chaves e Violão Aço
Marcão Acosta - Guitarra e Guitarra com Reverse
Clovis Boca Freire - Baixo Elétrico

+ as participações especialíssimas de:

Cida Moreira - Vozes e Reza
Guenther Andreas - Glockenspiel, Marimba e Vibrafone
Fernando Pezão - Baterias


Gravado por Gustavo Breier na Tec Audio, Porto Alegre, RS, entre dezembro de 2001 e abril de 2003.
Cida Moreira gravada em junho de 2002 no Zabumba, São Paulo, SP, pelo Marco Nogueira.
Mixado por Carlos "Cacá" Lima na Yb Studios, São Paulo, SP, a partir de mix original e edição de Tiago Becker.

Produzido e arranjado por Arthur de Faria

Nenhum comentário: