quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Escultura

Escultor Chinês Passa 4 Anos Esculpindo em Madeira
 
 
01
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 01
A beleza de tirar o fôlego de seu trabalho simplesmente não pode ser expressada em palavras, você deve ver por si mesmo. Como é possível imaginar, Zheng Chunhui precisou de uma montanha de paciência para completar a sua obra-prima de madeira que exibe barcos, pontes, edifícios e mais de 550 pessoas esculpidas individualmente.
 
 
A China tem uma longa tradição em esculturas de madeira. Há séculos os seus mestres do cinzel vem transformando pedaços de madeira bruta em obras de arte inspiradoras, mas nenhuma tão impressionante como a criação alucinante de Zheng Chunhui. Este talentoso artista chinês passou os últimos quatro anos meticulosamente esculpindo uma réplica detalhada de uma famosa pintura tradicional chinesa chamada "Ao longo do rio durante o Festival Qingming", em um tronco de árvore de pouco mais de 12 metros de comprimento.


Além do louvor de todos quando viram a escultura panorâmica de perto na sua inauguração recente no Museu do Palácio de Beijing, o artista chinês também foi homenageado pelo Livro Guinness com o novo recorde mundial para a mais longa escultura em madeira, que mede 12,286 metros de comprimento, 3,075 metros de altura e 2,401 m de largura.

A verdade é que quando a gente ouve falar em "obra-prima", logo pensamos em algum famoso quadro ou escultura do século 15 ou 16, como a "Mona Lisa" ou "A Pietà". Por isso é sempre bom saber que verdadeiras obras de arte estão sendo criadas na atualidade, mesmo que seja uma revisita a uma obra famosa, como a supra-citada "Along the River During the Qingming Festival", do artista chinês Zhang Zeduan, que está exposta no mesmo museu.

A pintura panorâmica de Zhang tem quase 1.000 anos de idade e é conhecida como "Mona Lisa Chinesa", com seus 5,3 metros, que celebra o espírito festivo, retratando a vida cotidiana de ricos e pobres, durante o Festival Qingming. Ao longo dos tempos outros artistas chineses já
reinterpretaram este trabalho, com elementos culturais de suas épocas, mas nenhum com tanta maestria quanto Zheng.
02
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 02
03
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 03
04
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 04
05
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 05
06
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 06
07
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 07
08
Escultor chinês passa longos 4 anos esculpindo incrível obra prima em madeira 08

Nenhum comentário: