segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

CURADOR PRESO

Curador de mostra no Masp é preso na Itália acusado de falsificar obras de Modigliani



PUBLICIDADE
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
Depois de uma investigação que durou mais de dois anos, a polícia italiana decretou nesta terça-feira (18) a prisão de Christian Parisot, diretor dos Archives Legales Amedeo Modigliani, e de Matteo Vignapiano, ambos acusados de falsificar e vender no mercado obras do artista italiano Amedeo Modigliani.


Parisot organizou a mostra dedicada ao artista que passou este ano pelo Masp, em São Paulo. Peça central da mostra, "Grande Figura Nua Deitada - Celine Howard" já teve sua autenticidade questionada quando foi exposta em Bonn, na Alemanha, antes de vir a São Paulo. Segundo peritos, há pigmentos no quadro que não eram usados pelo artista.



Danilo Verpa - 17.mai.12/Folhapress
Homem observa "Grande Figura Nua Deitada", de Modigliani, durante exposição no Masp, em maio deste ano
Homem observa "Grande Figura Nua Deitada", de Modigliani, durante exposição no Masp, em maio deste ano
Parisot e Vignapiano são acusados de falsificar e receptar obras de Modigliani para depois vender no mercado como originais. A dupla, segundo a investigação policial, fraudava certificados de autenticidade das peças.
Na investigação que culminou na prisão domiciliar dos acusados, foram apreendidos na Itália e na Suíça 41 desenhos, 13 obras gráficas, quatro esculturas em bronze e uma pintura a óleo.
Segundo a polícia italiana, os contraventores haviam faturado até 6,65 milhões de euros, cerca de R$ 18,4 milhões, com a venda de obras falsificadas.



Nenhum comentário: