quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Artemosfera


Kátia Costa

Ana Ledur, Kátia Costa e Tereza Mello


Kátia Costa




__________
Eu e o Atelier de Arte Plano B iremos realizar a Instalação: “Lugares de Passagem”, Projeto para o Viaduto Jayme Caetano Braun. Consiste objetivamente na instalação de 08 Janelas coloridas e espelhadas, em 08 pilares, na parte inferior do viaduto; colocação de adesivos imitando vitrais coloridos, nas laterais das 08 saídas dos elevadores (04 saídas inferiores e 04 superiores); e fixação de adesivos com imagens reproduzindo as janelas originais instaladas nos pilares, na extensão das duas coberturas das paradas, pelo lado externo, no piso superior do Viaduto.
Queremos provocar naquele espaço de interseção e de passagem um diálogo entre o espaço real e o mesmo espaço, refletidos nos espelhos e nas imagens reproduzidas, com muita cor. Acrescentando ao espaço estas “aberturas e reflexos”, oferecemos passagens, que se abrem e que transferem imagens - não só do espaço mas das pessoas, que ali transitam, passam - de fora para dentro e de dentro para fora, de uma construção caracterizada por ser de concreto e ter formas rígidas.
O Projeto Artemosfera está sendo construído e aos poucos crescendo e tomando forma. Nesse momento temos uma grande expectativa de que alcance concretamente seus objetivos e que, além desses, surjam muitos outros aspectos, produções e ideias que venham a se agregar positivamente e efetivamente a esse movimento, que incentiva a conscientização, a percepção do que é urbano, do que é de Porto Alegre para Porto Alegre, através das produções de artistas que vivem e convivem com essa cidade.
Ao levar arte para o espaço urbano, aberto e acessível, a estão levando para um espaço que pertence a todos os cidadãos, e que ao mesmo tempo é um espaço que, por tradição histórica, é também da arte. Ao realizar esse trabalho de desmistificação, disseminação, integração e aproximação, transfere-se o que é realizado pelas pessoas, na posição de criadores de arte e, não só de artistas visuais, para todas outras pessoas que podem ser sensibilizadas. A arte integra, informa, instiga, em todos os espaços que ocupa ou que venha a ocupar, ela cumpre sempre com suas intenções, uma delas é transformar.

Nenhum comentário: