sábado, 28 de junho de 2014
sexta-feira, 27 de junho de 2014
GIGOLÔ VERDE AMARELO
O GOVERNO FEDERAL AGORA VIROU GIGOLÔ DA PETROBRÁS..............
PARA FECHAR AS CONTAS ENDIVIDA NO FUTURO BEM PRÓXIMO
A GRANDE EMPRESA DOS BRASILEIROS E ORGULHO DO PASSADO.......
A PETROBRÁS É DOS BRASILEIROS E NÃO DO GOVERNO DO BRASIL..........
NÃO PRECISA SER ESPECIALISTA NO ASSUNTO PARA DEDUZIR QUE.......
DESSE JEITO VAMOS CHEGAR NO FUTURO DA VENEZUELA, ANTES MESMO
DELA......................... CHEGA DE JOGO DE CAIXA.
PARA FECHAR AS CONTAS ENDIVIDA NO FUTURO BEM PRÓXIMO
A GRANDE EMPRESA DOS BRASILEIROS E ORGULHO DO PASSADO.......
A PETROBRÁS É DOS BRASILEIROS E NÃO DO GOVERNO DO BRASIL..........
NÃO PRECISA SER ESPECIALISTA NO ASSUNTO PARA DEDUZIR QUE.......
DESSE JEITO VAMOS CHEGAR NO FUTURO DA VENEZUELA, ANTES MESMO
DELA......................... CHEGA DE JOGO DE CAIXA.
segunda-feira, 23 de junho de 2014
AFASTA DE TI ESTE CALE-SE...........
NO ALTO DE SEUS SETENTA ANOS A LENDA DA MÚSICA BRASILEIRA
O CHICO BUARQUE DE HOLANDA, O CHICO INESQUECÍVEL DA BANDA,
DOS CLÁSSICOS CANTADOS E ETERNIZADOS PELA ELIS REGINA, TAMBÉM
INTERPRETADOS PELA MARIA BETÂNIA COM LOUVORES, PELA GAL VOZ DE METAL,
PELO INTERGALÁTICO CAUBI PEIXOTO, PELO NEY MATOGROSSO GENIAL, PELOS
MPB QUATRO ESPETACULARES VOZES, QUARTETO EM CY POÉTICAS VOCAIS, SIMONE, CAETANO, GIL, MERCEDES SOSA, MILTON NASCIMENTO, JOÃO GILBERTO,
E.................. SOLEDAD BRAVO, GIGLIOLA CINQUENTI,..........VINICIUS E TOM, SEMPRE
NO TOM.................... POIS É SÓ PARA LEMBRAR QUE A MINHA GERAÇÃO OUVIU E
VIU DESSE CARA................ FANTÁSTICO ARTISTA E POETA ENGAJADO POLITICAMENTE..............
E QUE AGORA , NO ALTO DE SEUS SETENTA ANOS............ SÓ FALA BESTEIRA,
E TORNA-SE UM IMPROPERIALISTA DE ESQUERDA ATRASADA E RETRÓGADA.
TENHO QUASE TODOS OS SEUS DISCOS ADMIRÁVEIS............
MAS O CHICO BUARQUE PARECE ESTAR AGORA ......CHOCO BUARQUE DE CUBA..........
ACORDA CHICO QUE DÁ TEMPO........... E AFASTA DE TI ESTE CÁLE-SE.
ACORDA CHICO..........QUE DÁ TEMPO.................................
O CHICO BUARQUE DE HOLANDA, O CHICO INESQUECÍVEL DA BANDA,
DOS CLÁSSICOS CANTADOS E ETERNIZADOS PELA ELIS REGINA, TAMBÉM
INTERPRETADOS PELA MARIA BETÂNIA COM LOUVORES, PELA GAL VOZ DE METAL,
PELO INTERGALÁTICO CAUBI PEIXOTO, PELO NEY MATOGROSSO GENIAL, PELOS
MPB QUATRO ESPETACULARES VOZES, QUARTETO EM CY POÉTICAS VOCAIS, SIMONE, CAETANO, GIL, MERCEDES SOSA, MILTON NASCIMENTO, JOÃO GILBERTO,
E.................. SOLEDAD BRAVO, GIGLIOLA CINQUENTI,..........VINICIUS E TOM, SEMPRE
NO TOM.................... POIS É SÓ PARA LEMBRAR QUE A MINHA GERAÇÃO OUVIU E
VIU DESSE CARA................ FANTÁSTICO ARTISTA E POETA ENGAJADO POLITICAMENTE..............
E QUE AGORA , NO ALTO DE SEUS SETENTA ANOS............ SÓ FALA BESTEIRA,
E TORNA-SE UM IMPROPERIALISTA DE ESQUERDA ATRASADA E RETRÓGADA.
TENHO QUASE TODOS OS SEUS DISCOS ADMIRÁVEIS............
MAS O CHICO BUARQUE PARECE ESTAR AGORA ......CHOCO BUARQUE DE CUBA..........
ACORDA CHICO QUE DÁ TEMPO........... E AFASTA DE TI ESTE CÁLE-SE.
ACORDA CHICO..........QUE DÁ TEMPO.................................
sábado, 21 de junho de 2014
GUERRAS DA GUERRINHAS
O MUNDO NÃO MELHOROU DESDE A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL................
A GRANDE VERDADE É QUE O NÚMERO DE REFUGIADOS DE GUERRA PELO
MUNDO, JÁ SUPERA A GRANDE GUERRA, DO QUE NADA SERVIU...............
AGORA SÃO GUERRAS POR GUERRAS COMPLETAMENTE IDIOTAS
QUE DISPUTAM PODER PELO PODER MAIS PODRE DAS GEOPOLÍTICAS
ARMADAS PELAS GRANDES POTÊNCIAS COM A CONIVÊNCIA DO OLHO BRANCO
DA ONU............... ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INTERESSES DOS
GRANDES PAÍSES EM DETRIMENTO DOS PEQUENOS E MÉDIOS......................
A GRANDE VERDADE É QUE O NÚMERO DE REFUGIADOS DE GUERRA PELO
MUNDO, JÁ SUPERA A GRANDE GUERRA, DO QUE NADA SERVIU...............
AGORA SÃO GUERRAS POR GUERRAS COMPLETAMENTE IDIOTAS
QUE DISPUTAM PODER PELO PODER MAIS PODRE DAS GEOPOLÍTICAS
ARMADAS PELAS GRANDES POTÊNCIAS COM A CONIVÊNCIA DO OLHO BRANCO
DA ONU............... ORGANIZAÇÕES DAS NAÇÕES UNIDAS PARA INTERESSES DOS
GRANDES PAÍSES EM DETRIMENTO DOS PEQUENOS E MÉDIOS......................
sexta-feira, 20 de junho de 2014
quinta-feira, 19 de junho de 2014
ARTISTAS HOLANDESES
Alma Tadema
Filósofo Espinosa
Rembrandt
Hieronymus Bosch
André Rieu
Bosch
Bosch
Brueghel
Franz Post
Frans Hals
Frans Hals
Bosch
Bosch
Lawrence Alma Tadema
Rembrandt
Martinus
Pieter Bruegel
Vincent van Gogh
A COPA É DAS LETRAS E DA ARTE
Matéria na integra no portal R7
Caderno de Sábado 14-junho
TEXTO
CRAQUES INESQUECÍVEIS
DA CULTURA HOLANDESA
A Holanda é uma grande potência mundial nos campos do
futebol, das artes e da cultura. A variada arte-clássica e contemporânea de
seus museus, nos leva a crer que seu povo exerce um fascínio por sua história,
especialmente exposta pelos séculos XVI até XVIII. A maior coleção de arte do
mundo de Piet Mondrian está viva num histórico prédio Art Decot em Haia. Na
arquitetura existe um antiquíssimo relacionamento de seu povo com as linhas
marcantes e de beleza polioculares. Incapaz de olhar circularmente para dentro
de si; esse país deixa para o mundo um espaço entre aberto de onze molduras
para grandes craques de sua cultura, presente como legado artístico que começa
com o genial Rembrandt van Rijn que nasceu em 15.07.1606 em Leida e morre em
Amsterdã em 04.10.1669. Considerado por muitos mestres das belas artes, como o
maior artista plástico de todos os tempos e o mais importante da história
holandesa. Surgiu no período do "século de ouro dos Países Baixos",
onde a ciência e a cultura atingiram seu ápice. Chamado de "profeta da
civilização’, foi professor de quase todos os importantes pintores holandeses.
Conhecedor exímio da iconografia europeia, mestre da luz, e composição
perfeccionista em seus autorretratos e retratos, poetizou a vida social de seu
tempo. Na segunda moldura colocamos Johannes Vermeer,"o mestre da
luz", quase fotorrealista e inequívoco ao detalhe, que nasceu em Delft em
31.10.1632 e morreu muito pobre em 15.12.1675. Sua grandiosidade como pintor só
foi reconhecida em 1866 pelo historiador de arte Theóphile Thoré. Vermeer pintou
(+-) 70 trabalhos, o suficiente para mostrar ao mundo sua genialidade com as
cores lápis lazúli e amarelo indiano, além de utilizar-se das técnicas de
espelhos curvos, câmara escura e clara. Pintou a famosa tela "Moça com
Brinco de Pérola”. Na terceira moldura de craque está Vincent Van Gogh que
nasceu em 30.03.1853 em Zundert, Países Baixos e que foi celestial na pintura
de suas obras e infausto em sua vida. Entre 1886 e 1887 matricula-se na École
des Art Beaux da Antuérpia e conhece
Paul Gauguin com quem irá morar em 1888 e manter uma amizade quase
esquizofrênica culminada com uma briga sombria, onde o seu sentimento de culpa
o levará a cortar a própria orelha com uma navalha e a enviará a Raquel, uma
prostituta com quem mantinha relações de amizade e prazer... Após duas semanas
voltará a “casa amarela” e pintará seu famoso autorretrato com a orelha
cortada. À partir daí suas pinceladas mudariam conforme sua mudança psicológica,
trocando as pontilhadas por pequenas e nervosas, mas que continuariam solares
de amarelos e calor. O vício pelo absintho vai acusar sintomas graves de
paranoia e passará a viver em hospital psiquiátrico até maio 1890. Muda-se
então para perto de Paris e do irmão Théo com quem intensifica suas “célebres
cartas” e convívio. Passa a tratar-se com o Dr. Gachet a quem pintou. Em
27.07.1890 depois de obsessivas semanas pintando, uma tela por dia em média,
Vincent dispara um tiro contra seu peito, morrendo dois dias depois nos braços
de Théo onde declara: “A tristeza durará para sempre”... Tristeza que em parte,
acompanha a vida de nosso quarto craque na moldura da filosofia: Baruch de
Espinoza. Nascido em 24.11.1632 em Amsterdã, foi grande pensador da escola
racionalista. Descendente de judeus, aprendeu a língua hebraica, mas suas
ideias consideradas nocivas pelos teólogos da época lhe renderam a pecha de
blasfemador. Afastado pela sinagoga de Amsterdã, foi deserdado pela família e
sobreviveu polindo lentes para lunetas. Viveu boa parte da vida no ostracismo e
só no século XX seu criticismo bíblico moderno ganharia reconhecimento e fama.
Seu livro “Tratado Teólogo-Político” foi publicado anonimamente. Morreu
tuberculoso em 21.02.1677 em Haia. Na quinta moldura o poeta e crítico Martinus
Nijhoff nascido em 20.04.1894 em Haia está como craque romântico de várias
revistas literárias e livros e, vai durante seu esplendor poético driblar
sentimentos de isolamento descontrolados, suicídio espiritual e demoníaco,
coloquialismos de extremo virtuosismo e forma gramatical, levando-o ao pedestal
dos mais importantes poetas do século XX na Europa. Morre em 26-01-1953. O craque nº6, Franz Post, chega ao Brasil em 1637
com a comitiva do Conde Maurício de Nassau e pinta os primeiros registros da
paisagem do Recife e os costumes do Brasil Colonial. Nascido em Leida em
01-06-1612 e falecido em Harlem em 1680.E O Camisa 7 é Lawrence Alma Tadema,
nascido em Dronrijp em 08-01-1836 e falecido em Wiesbaden 25-06-1912. Pintor clássico, se tornou famoso por
descrições de luxo e decadência do Império Romano. Mestre de figuras lânguidas
e dos interiores marmoreados de azul-mar-mediterrâneo, Alma-Tadema foi
pesquisador incansável do tema “Merovíngeos” e cenas egípcias. Na 8ª moldura
está o mestre da plasticidade fantástica: Jheronimus Bosch, que nasceu em 1450
em Hertogen Bosch e morre em 09.08.1516(...) O nome verdadeiro era J.van Aken,
perseguido pela Inquisição por dedicar-se às ciências ocultas. Refinado
desenhista e colorista, criou composições incrivelmente fantásticas e
dramáticas com tonalidades que fremiam sátiras da alma e moral humana medieval.
Influenciou o surrealismo de Max Ernst e Dali. O nº9 é Pieter Bruegel que nasce
em 1525 em Breda. Pintor, escultor, decorador de vitrais e arquiteto, foi um
dos mais representativos artistas flamengos do período cinquecento do
Renascimento. Em 1555 passa a dedicar-se a temas satíricos e moralistas
influenciado por Bosch. Morre no auge de sua produtividade artística em
09.09.1569. O craque camisa 10, vem na moldura como maestro desse time: André
Rieu, regendo harmonias clássicas, eruditas e populares com seu violino sob os
holofotes da poética de holters. Nasceu em 01-l0-1949 em Maastrich. Completando
o time vem Theodorus van Gogh, nascido em Haia em 23-07-57. Cineasta de postura
crítica e instigante, bisneto de Théo( irmão de Van Gogh) recebeu o OSCAR
holandes do cinema em 1997 com o filme ”No interesse do estado”. Sua última
película, “Submissão”, faz críticas severas ao Islã, denunciando a realidade da
mulher islâmica, submetida a todo o tipo de violência e incesto. Na estreia em
2004, recebe ameaças de morte, que se confirma em 02.11 do mesmo ano.
quarta-feira, 18 de junho de 2014
LEGADOS CIVILIZANTES
UM DOS LEGADOS DA COPA QUE DEVE ACONTECER AQUI NO RS
É CERTAMENTE A LIÇÃO DE CIVILIDADE HOJE VISTA NO JOGO
DURANTE O JOGO E APÓS O JOGO E BEM ANTES DO JOGO HOLANDA
VERSUS AUSTRÁLIA.........................
ESTÁ NA HORA DOS LEGADOS CIVILIZANTES.............
É CERTAMENTE A LIÇÃO DE CIVILIDADE HOJE VISTA NO JOGO
DURANTE O JOGO E APÓS O JOGO E BEM ANTES DO JOGO HOLANDA
VERSUS AUSTRÁLIA.........................
ESTÁ NA HORA DOS LEGADOS CIVILIZANTES.............
sábado, 14 de junho de 2014
sexta-feira, 13 de junho de 2014
Fernando Pessoa
VAIAS VERDE AMARELAS
A PRESIDENTA DILMA DISSE QUE NÃO SE INTIMIDARÁ COM VAIAS
E INSULTOS SONOROS.... OUVIDOS NA ESTREIA DO BRASIL CONTRA A CROÁCIA.......
DISSE MAIS......QUE NEM AS TORTURAS QUE SOFREU NOS TEMPOS DE CHUMBO,
A FIZERAM MUDAR DE RUMO...............
ACHO QUE TAIS SONORIDADES DEMOCRÁTICAS DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO................ POIS ESPELHAM OS REFLEXOS DE SUA POSTURA ATUAL
QUE NÃO CONDIZ COM A VONTADE POPULAR QUE A ELEGEU NAS URNAS............
MESMAS URNAS QUE JÁ UIVAM VAIAS ANTECIPADAS E RESULTADOS DE CONTESTAMENTO.................
OUÇA MAIS O POVO DILMA,,, OU ENTÃO...............
E INSULTOS SONOROS.... OUVIDOS NA ESTREIA DO BRASIL CONTRA A CROÁCIA.......
DISSE MAIS......QUE NEM AS TORTURAS QUE SOFREU NOS TEMPOS DE CHUMBO,
A FIZERAM MUDAR DE RUMO...............
ACHO QUE TAIS SONORIDADES DEMOCRÁTICAS DEVEM SER LEVADAS EM CONSIDERAÇÃO................ POIS ESPELHAM OS REFLEXOS DE SUA POSTURA ATUAL
QUE NÃO CONDIZ COM A VONTADE POPULAR QUE A ELEGEU NAS URNAS............
MESMAS URNAS QUE JÁ UIVAM VAIAS ANTECIPADAS E RESULTADOS DE CONTESTAMENTO.................
OUÇA MAIS O POVO DILMA,,, OU ENTÃO...............
Portinari
Ótima entrevista do João Cândido Portinari,
filho do pintor, por ocasião da exposição de Guerra e Paz em São Paulo:
quinta-feira, 12 de junho de 2014
Mané Garrincha
meu caro, ZÉ Augustho,
foi um prazer conhecê-lo pessoalmente.
um abraço
---------------------------
MANÉ GARRINCHA UM CRAQUE DO RISO
O personagem mais singular da história do futebol, Mané Garrincha, não
era um atleta, talvez um artista, com certeza um craque da humildade,
virtuoso e estilista, que encontrou no drible uma forma de encantar a
vida. Mais do que um jogador genial, ele transformou o futebol num
espetáculo delirante cujo objetivo principal não era ganhar ou perder,
e sim o riso. O próprio declara numa entrevista: “Para ser sincero eu
preferia driblar do que fazer gol, mas como a única maneira de ganhar
os jogos era colocando a bola na rede, de vez em quando eu fazia meus
golzinhos”. Quando Garrincha jogava o estádio parecia mais um teatro
ou um circo.
Chamou a atenção do mundo com seus dribles precisos e desconcertantes,
improvisados na hora certa de suas pernas tortas que bailavam
contrariando a anatomia, um Charlie Chapin alegrando multidões. Sempre
cordial e imarcável, ingênuo até. Deixava o marcador perdido, sem
saber o que fazer no gramado, era certo sua passagem pela direita, mas
ninguém tinha certeza do momento. Para as torcidas que não
economizavam gargalhadas, até mesmo a adversária, não interessavam
mais o resultado do jogo, e sim contemplar o show do craque. Um “santo
do riso”, alegria dos que tiveram o privilégio de assisti-lo. “Foi um
pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas
tristezas”, palavras do poeta maior Carlos Drummond de Andrade.
Garrincha foi um caso aparte, uma exceção. Sua relação poética e
lúdica com a bola, era de um deus brincando com o mundo para divertir
seus santos. Na elegante crônica do escritor, dramaturgo e jornalista
esportivo Nélson Rodrigues, Garrincha não precisava pensar: “Tudo
nele se resolve pelo instinto, pelo jato puro e irresistível do
instinto. E, por isso mesmo, chega sempre antes, sempre na frente,
porque jamais o raciocínio do adversário terá a velocidade genial do
seu instinto”. Um bailarino? Desafiou, subverteu as concepções do
futebol europeu e solicitou do espectador uma outra atenção e
sensibilidade para o jogo. Mané é uma referência inédita para um
futebol que não mais existe.
Jogar bola para ele era uma forma de encarar a vida, não importava a
partida, fosse da copa do mundo ou uma pelada entre amigos, o prazer
era o mesmo. E a vida, é uma brincadeira que passa rápido, como passou
a agilidade de suas pernas, vencido pelo cansaço, pela boemia e pelo
álcool, a alegria foi finalizada pelo apito do tempo. “A tristeza não
tem fim, felicidade sim.” diz a indiscutível perfeição da voz de João
Gilberto na brilhante interpretação da canção de Tom e Vinícius.
Almandrade
(artista plástico, poeta e arquiteto)
foi um prazer conhecê-lo pessoalmente.
um abraço
---------------------------
MANÉ GARRINCHA UM CRAQUE DO RISO
O personagem mais singular da história do futebol, Mané Garrincha, não
era um atleta, talvez um artista, com certeza um craque da humildade,
virtuoso e estilista, que encontrou no drible uma forma de encantar a
vida. Mais do que um jogador genial, ele transformou o futebol num
espetáculo delirante cujo objetivo principal não era ganhar ou perder,
e sim o riso. O próprio declara numa entrevista: “Para ser sincero eu
preferia driblar do que fazer gol, mas como a única maneira de ganhar
os jogos era colocando a bola na rede, de vez em quando eu fazia meus
golzinhos”. Quando Garrincha jogava o estádio parecia mais um teatro
ou um circo.
Chamou a atenção do mundo com seus dribles precisos e desconcertantes,
improvisados na hora certa de suas pernas tortas que bailavam
contrariando a anatomia, um Charlie Chapin alegrando multidões. Sempre
cordial e imarcável, ingênuo até. Deixava o marcador perdido, sem
saber o que fazer no gramado, era certo sua passagem pela direita, mas
ninguém tinha certeza do momento. Para as torcidas que não
economizavam gargalhadas, até mesmo a adversária, não interessavam
mais o resultado do jogo, e sim contemplar o show do craque. Um “santo
do riso”, alegria dos que tiveram o privilégio de assisti-lo. “Foi um
pobre e pequeno mortal que ajudou um país inteiro a sublimar suas
tristezas”, palavras do poeta maior Carlos Drummond de Andrade.
Garrincha foi um caso aparte, uma exceção. Sua relação poética e
lúdica com a bola, era de um deus brincando com o mundo para divertir
seus santos. Na elegante crônica do escritor, dramaturgo e jornalista
esportivo Nélson Rodrigues, Garrincha não precisava pensar: “Tudo
nele se resolve pelo instinto, pelo jato puro e irresistível do
instinto. E, por isso mesmo, chega sempre antes, sempre na frente,
porque jamais o raciocínio do adversário terá a velocidade genial do
seu instinto”. Um bailarino? Desafiou, subverteu as concepções do
futebol europeu e solicitou do espectador uma outra atenção e
sensibilidade para o jogo. Mané é uma referência inédita para um
futebol que não mais existe.
Jogar bola para ele era uma forma de encarar a vida, não importava a
partida, fosse da copa do mundo ou uma pelada entre amigos, o prazer
era o mesmo. E a vida, é uma brincadeira que passa rápido, como passou
a agilidade de suas pernas, vencido pelo cansaço, pela boemia e pelo
álcool, a alegria foi finalizada pelo apito do tempo. “A tristeza não
tem fim, felicidade sim.” diz a indiscutível perfeição da voz de João
Gilberto na brilhante interpretação da canção de Tom e Vinícius.
Almandrade
(artista plástico, poeta e arquiteto)
SORRY SELEÇÃO
detalhe: O Cristo da Copa por Fernando Baril
Hap-funk-sambagode-religião
Eu sou brasileiro
mas quero meu povo feliz
Sorry seleção...
Tá todo mundo plugado
no time do Felipão
mas o povo coitado
é carregado como gado
no metrô ou no buzão.
E vive como pode
num traguinho ou num pagode
dando cabeçada feito bode
para chegar no trampo
e dar de cara com o grampo
do bandido ladrão
que da polícia foge
toda hora de montão.
Porisso eu quero um dia
ser todo brasileiro cidadão
Sorry, sorry, seleção...
foto Ieda Cabrera
foto Ieda Cabrera
quarta-feira, 11 de junho de 2014
ESSA GREI...................
PARABÉNS BARBOSA,,,,,,,,,,, VOSSA ATITUDE FOI UM MARCO NA HISTÓRIA
DO SUPREMO BRASILEIRO DE JUSTIÇA.......
NUM PAÍS À BEIRA DA DITADURA CIVIL E CUBANISTA,
PRECISA DE TAIS ATITUDES FIRMES PARA COMBATER ESSA GREI....
" GREI ".PREPOTENTE E CALAVEIRA..................
VIVA BARBOSA............ E DE OLHO VIVO NA OAB.
DO SUPREMO BRASILEIRO DE JUSTIÇA.......
NUM PAÍS À BEIRA DA DITADURA CIVIL E CUBANISTA,
PRECISA DE TAIS ATITUDES FIRMES PARA COMBATER ESSA GREI....
" GREI ".PREPOTENTE E CALAVEIRA..................
VIVA BARBOSA............ E DE OLHO VIVO NA OAB.
sábado, 7 de junho de 2014
quinta-feira, 5 de junho de 2014
quarta-feira, 4 de junho de 2014
O CORAÇÃO FEMININO
Joaquim Moncks
Em regra, quase toda a leitora se coloca como personagem dentro do texto que lhe tocou, que entrou "de pijama" no seu coração... Aliás, todo o leitor coloca seus desejos mais íntimos em conexão com o texto e passa a viver, momentaneamente, a proposta contida na temática ou assunto do poema ou da narrativa. Porque o que importa ao leitor – mormente no lírico – é encontrar-se na proposta textual e vir a ser feliz com o gozo que a escritura lhe proporciona. O belo estético-amoroso tem este mimoso condão: o de transfigurar a matéria da vida, tanto que a comoção frutifica a insônia, surrupia o necessário sono, aperta a garganta e produz a lágrima. Há algo de maior densidade humana do que isto? Por esta razão, entendo que a criatura feminina é a mais rica demonstração do Absoluto no humano ser. Como o feminino é possuidor de um espiritual mais complexo, resta atender aos seus desígnios – dos mais elementares aos mais intimistas...
– Do livro O CAPITAL DAS HORAS, 2014.
Joaquim Moncks, advogado, poeta, ativista cultural - Coordenador Executivo da Casa do Poeta Brasileiro – POEBRAS Nacional
(77 Casas de Poetas em 20 Estados-Membros da Federação)
Endereço: Rua Dr. Otávio Santos, 200/209 – Condomínio Jacarandás II – Jardim Itu Sabará – PORTO ALEGRE - RS – CEP 91210-000 - Fones: celulares: 041 (51) 8122.8261 - Tim; 021 (51) 9224.1975 - Claro ; 014 (51) 8543. 8358 - Oi e 015 (51) 9797.9363 - Vivo.
joaquimmoncks@gmail.com
http://recantodasletras.com.br/autores/moncks
Endereço: Rua Dr. Otávio Santos, 200/209 – Condomínio Jacarandás II – Jardim Itu Sabará – PORTO ALEGRE - RS – CEP 91210-000 - Fones: celulares: 041 (51) 8122.8261 - Tim; 021 (51) 9224.1975 - Claro ; 014 (51) 8543. 8358 - Oi e 015 (51) 9797.9363 - Vivo.
joaquimmoncks@gmail.com
http://recantodasletras.com.br/autores/moncks
Guerra e Paz
Para quem quiser ver vídeo da exposição de Guerra e Paz, do Portinari, no Grand Palais,
com a música do Villa-Lobos.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Música
Essa é a última música do terceiro disco do Arthur de Faria & Seu Conjunto:
"Meu Conjunto Tem Concerto", todo de peças pra grupo e orquestra de cordas, lançado em 2002.
Leo Maslíah é um dos artistas com quem a banda sempre se identificou. Tocamos juntos muitas vezes, em Porto Alegre, Montevideo e Buenos Aires. Na Argentina, chamaram os nossos trabalhos de "gêmeos musicais", o que é um certo exagero, mas deixou a gente felizão.
Essa canção é uma deliciosa bobagem. Como só o Leo sabe fazer. Encerrava o show que o Arthur e o Adolfo (entre outros) faziam só com canções de Maslíah, em 1991 ("Um Estranho Sr: Maslíah", dirigido por Luciano Alabarse) e encerra quase todos os shows do Seu Conjunto desde 1999.
Já teve muitos arranjos. Esse, do Vagner Cunha em cima do original da banda, é um dos mais divertidos. E os coros são um capítulo à parte.
Essa canção é uma deliciosa bobagem. Como só o Leo sabe fazer. Encerrava o show que o Arthur e o Adolfo (entre outros) faziam só com canções de Maslíah, em 1991 ("Um Estranho Sr: Maslíah", dirigido por Luciano Alabarse) e encerra quase todos os shows do Seu Conjunto desde 1999.
Já teve muitos arranjos. Esse, do Vagner Cunha em cima do original da banda, é um dos mais divertidos. E os coros são um capítulo à parte.
Sérgio Karam - Sax Alto e Coro
Adolfo Almeida Jr - Fagote e Coro
Julio Rizzo - Trombone, Coro, Voz supergrave e Xalala-lááááááá
Marcão Acosta - Guitarra e Coro
Arthur de Faria - Voz., Piano e Coro
Clovis Boca Freire - Baixo Acústico e Coro
Guenther Andreas - Bateria, Coro e U-huuuuu-uuuu-uuuuu
Ricardo Arenhaldt - Percussão e Coro
+
Marcelo Delacroix - Voz supergrave
Aninha Freire - U-huuuuu-uuuuu-uuuu
+
Orquestra Unisinos regida por José Pedro Boéssio
Adolfo Almeida Jr - Fagote e Coro
Julio Rizzo - Trombone, Coro, Voz supergrave e Xalala-lááááááá
Marcão Acosta - Guitarra e Coro
Arthur de Faria - Voz., Piano e Coro
Clovis Boca Freire - Baixo Acústico e Coro
Guenther Andreas - Bateria, Coro e U-huuuuu-uuuu-uuuuu
Ricardo Arenhaldt - Percussão e Coro
+
Marcelo Delacroix - Voz supergrave
Aninha Freire - U-huuuuu-uuuuu-uuuu
+
Orquestra Unisinos regida por José Pedro Boéssio
Rogério Nunes (spalla), Vagner Cunha, Alysson Wendhausen, João Campos Neto, Juan Pablo Gossweiler - Violinos I
Geraldo Moori, Iran Jorge da Silva, Marta Brietzke, Mauro Gomes e Vinícius Farina Rodrigues - Violinos II
Delmar Breunig, Isabel Duschitz e José Dias - Violas
Rodrigo Alquati, Douglas Dantas e Deolindo de Azambuja - Cellos
Milton Masciadri e Luciano Dalmolin - Contrabaixos
Geraldo Moori, Iran Jorge da Silva, Marta Brietzke, Mauro Gomes e Vinícius Farina Rodrigues - Violinos II
Delmar Breunig, Isabel Duschitz e José Dias - Violas
Rodrigo Alquati, Douglas Dantas e Deolindo de Azambuja - Cellos
Milton Masciadri e Luciano Dalmolin - Contrabaixos
Arranjo de Cordas: Vagner Cunha
Arranjo de Banda: A Banda
Arranjo de Banda: A Banda
Gravado ao vivo, sem público, no Teatro da Puc, por Marcelo Sfoggia, entre 1999 e 2000.
Assistentes de gravação: Luizila Sfoggia e Marcos Abreu.
Gravação de vozes e coros, mixagem e masterização na Pop Club, por Gabriel Schimitt, em 2001.
Assistentes de gravação: Luizila Sfoggia e Marcos Abreu.
Gravação de vozes e coros, mixagem e masterização na Pop Club, por Gabriel Schimitt, em 2001.
Produzido por Arthur de Faria
Financiado pelo Fumproarte da Prefeitura Municipal de Porto Alegre
AGUA PODRIDA
(Leo Masliah)
(Leo Masliah)
Agua podrida, estancada, reseca
Agua podrida, pescado, buseca
Agua podrida Agua podrida
Agua podrida, pescado, buseca
Agua podrida Agua podrida
Agua podrida tapada de mugre
Agua podrida que queda y se pudre
Agua podrida Agua podrida
Agua podrida que queda y se pudre
Agua podrida Agua podrida
Agua podrida con casas al lado
Agua podrida con gente al costado
Agua podrida Agua podrida
Agua podrida con gente al costado
Agua podrida Agua podrida
Agua podrida podrida
Agua podrida podrida podrida podrida
Agua podrida podrida
Agua podrida podrida podrida podrida
Agua podrida podrida podrida podrida
Agua podrida podrida
Agua podrida podrida podrida podrida
Agua podrida correndo despacio
Agua podrida criando batraceos
Agua podrida criando batraceos
Agua podrida, cuajada, cortada
Agua podrida, habitada, poblada
Agua podrida, habitada, poblada
Agua podrida en la calle sedienta
Agua podrida que pide tormenta
Agua podrida que pide tormenta
Ag...
Agua podrida, podrida de todo
Agua podrida, podrida del todo
Agua podrida, podrida del todo
Agua podrida clavada en el suelo
Agua podrida no vuelve al cielo
Agua podrida no vuelve al cielo
Agua podrida, reconta podrida
Agua podrida, que pudre la vida
Agua podrida, que pudre la vida
Ag...
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