sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Parque da Gare



 
 
IDOM|ACXT ASSINA REVITALIZAÇÃO DO 'PARQUE DA GARE'
Novo parque em Passo fundo (RS) é desenhado para ser usufruído como espaço de convívio e contemplação
 
 A IDOM|ACXT é a responsável pelo projeto de revitalização do Parque da Gare, em Passo Fundo (RS). Uma antiga estação de trem que deu origem a um parque na década de 80, este importante espaço público no centro da cidade passará por uma revitalização da parte paisagística e urbanística com a introdução de infraestruturas como uma feira do produtor, uma lanchonete com ponto de informação, uma zona de banheiros e manutenção e uma zona polivalente com apoio e coberta na parte mais baixa do parque, junto ao lago, também revitalizado e integrado no desenho.

“O espaço urbano do novo Parque da Gare foi desenhado para ser usufruído com elementos de convívio e contemplação. O desenho adota os caminhos e alguns espaços existentes, melhorando a sua qualidade e acrescentando outros percursos para acessos e organização interior do parque”, afirma Pedro Paes Lira, diretor de Arquitetura e Urbanismo da IDOM|ACXT no Brasil. A intervenção urbana é dividida em dois tratamentos distintos, o interior pertencente ao parque em piso de concreto e o exterior pertence à cidade, em pedra da região – como todos os passeios da cidade de Passo Fundo, mantendo a relação entre a cidade e o novo parque renascido. 

Paisagismo
Todas as infraestruturas tombadas existentes no parque foram reforçadas na sua importância com a sua integração espacial e a sua completa requalificação, mantendo os traços originais. 

Prédio da Feira do Produtor
O Prédio da Feira do Produtor está implantado em uma zona de declive acentuado, sendo a diferença e cota entre a Avenida Sete de Setembro e a Rua Capitão Bernardo de aproximadamente quatro metros, entre as quais se desenvolve a edificação, articulando patamares e acesso por rampas e escada, estabelecendo uma relação de acessibilidade com todas as diferentes cotas exteriores e interiores. O edifício contém todo o seu programa no interior, devido às condições climáticas de Passo Fundo, e tem uma relação direta com as duas ruas paralelas a si, assim como uma relação direta com os estacionamentos adjacentes, para carga e descarga e clientes. O seu interior é organizado espacialmente por rampas que conectam três espaços interiores a diferentes cotas: o primeiro se interliga com a Avenida Sete de Setembro, contendo a zona de apoio, com banheiros, depósitos e instalações, descendo a rampa, temos um patamar intermédio onde surge a praça de alimentação que se conecta ao acesso a leste pelo parque, em patamar inferior temos as zonas fixas dos frios, baixo o espaço de mezanino, da onde se acede à Rua Capitão Bernardo e estacionamento da feira.

Prédio da Biblioteca
A divisão espacial do terreno em dois níveis também se reflete no partido de projeto deste edifício, já que o pavimento inferior é semienterrado na topografia, aberto para o lago. O edifício na parte inferior é todo em concreto armado e a partir de sua laje de cobertura (a laje intermediária da biblioteca) se desenvolve um prisma de forma singular, que explora em estrutura metálica e fechamento em alvenaria com algumas superfícies envidraçadas. O pavimento inferior contém um núcleo funcional que concentra as áreas molhadas, com os sanitários públicos e a escada externa de acesso ao pavimento superior, além de ter a infraestrutura necessária para a instalação de uma pequena lanchonete no extremo leste, todos esses usos se situam junto ao muro de arrimo e estão voltados para uma grande área livre e coberta, onde se podem realizar eventos. O pavimento superior corresponde a um espaço polivalente, sem uma atividade estrita, podendo abrigar usos diversos e um pequeno núcleo de sanitários e balcão de recepção aos visitantes.

Prédio da Lanchonete
A atuação do Prédio da Lanchonete parte da demolição de um prédio existente que suporta atualmente a caixa d’óleo. Este pequeno bar tem uma presença muito pesada, não induzindo à parada dos usuários do parque e fechando-se sobre a parte mais baixa do Parque. O Prédio da Lanchonete projetado para a zona da praça de acesso do Parque da Gare foi estruturado em uma relação direta com os seus fechamentos de vidro e a praça. Pela sua presença este edifício deverá ser um elemento convidativo para quem usar esta zona do parque, complementando e organizando o espaço no seu entorno como a praça, as suas circulações e acessos ao parque e à praça. O edifício se estrutura em três espaços distintos: uma zona de informação aberta para a praça e bem visível no acesso ao parque, uma zona de lanchonete, caracterizada por uma grande zona de vidro que supõe a continuidade espacial da praça, e um espaço exterior coberto, para a colocação de mesas e realização de eventos, aberto sobre a zona mais baixa do parque.
 
Sobre IDOM
der de mercado e uma das maiores empresas de Arquitetura, Engenharia e Consultoria do mundo, a IDOM constitui-se como uma organização multidisciplinar em que mais de 2500 profissionais de diversas áreas do conhecimento trabalham em conjunto visando alcançar um melhor desenvolvimento humano e profissional, enquanto oferecem o melhor serviço para o cliente. Sempre atenta à evolução dos mercados e às novas exigências dos clientes, a empresa conta com 37 escritórios distribuídos por 20 países em cinco continentes e trilha um caminho de crescimento permanente tanto no que diz respeito aos serviços oferecidos quanto aos profissionais que compõem sua equipe, investindo em desenvolvimento tecnológico, introdução de sistemas de qualidade e inclusão de novas atividades. www.idom.com
 
Sobre ACXT
A ACXT, marca de arquitetura e urbanismo do Grupo IDOM, nasceu em um fértil e diversificado contexto, a partir do trabalho de uma equipe multidisciplinar que tinha como principal objetivo dar uma resposta à complexidade do cenário urbano. Frente à criatividade concebida no âmbito personalista do estudo da arquitetura tradicional, a ACXT aposta na inovação e na criatividade resultantes da atuação de um grupo composto por profissionais com formações e visões diferentes. Especializada em atender as mais diversas demandas de alta complexidade, como projetos nas áreas de revitalização urbana, paisagismo, hospitais, edifícios esportivos, industriais, turísticos e residenciais, a ACXT é, atualmente, um dos principais escritórios de arquitetura e urbanismo em nível global, segundo o respeitado estudo BD World Architecturewww.acxt.net







Nenhum comentário: