|
FICHA TÉCNICA
Autor(es): Rachel Sheherazade
Prefácio: Marco Antonio Villa (Historiador, mestre em sociologia, doutor em história e comentarista de programas jornalísticos).
Páginas: 144
Formato: 14x21 cm
Ano: 2015
ISBN: 978-85-433-0117-4
|
|
Violência, impunidade, injustiça, individualismo, ignorância, corrupção endêmica, moral ambígua, comodismo crônico... O Brasil não sofre de um único mal, mas de múltiplas mazelas que inviabilizam o presente e comprometem o futuro da nação.
Rachel Sheherazade, jornalista paraibana e apresentadora de televisão, conhecida como uma das mais eloquentes formadoras de opinião do telejornalismo brasileiro, é a autora da frase acima. Seu estilo franco e sua postura firme ao expor temas delicados que afetam o país são marcas que a tornaram conhecida nacionalmente.
Foi em 3 de março de 2011 que Rachel tornou-se porta-voz da insatisfação de multidões ao pôr em vista o lado pouco comentado do Carnaval no Brasil. Por trás dos risos e da alegria, escondem-se acidentes, brigas e mortes. Tudo para não “incomodar” os patrocinadores – com seus investimentos milionários de empresas governamentais e do setor privado.
Na época, a jornalista trabalhava na TV Tambaú da Paraíba e seu depoimento repercutiu de tal forma que lhe abriu as portas para falar em rede nacional.
Longe de ser apenas mais uma voz a repetir ideias prontas ou a buscar a polêmica pela polêmica, Rachel se destacou como uma corajosa defensora de princípios basilares para o bom viver do cidadão, como o direito à expressão e à segurança, da liberdade religiosa, da ética e integridade, do bom senso, do respeito à família, entre outros.
Após 20 anos de carreira, a jornalista, que atualmente divide a bancada do telejornal SBT Brasil com Joseval Peixoto e Carlos Nascimento, lança pela Editora Mundo Cristão seu primeiro livro, intitulado O Brasil tem cura, disponível nas melhores livrarias de todo o Brasil a partir de 14 de novembro.
Na obra, Rachel revisita importantes momentos políticos da história e traça uma reflexão criativa e pessoal sobre a complexa conjuntura que vive o país, ao passo que também descreve sua trajetória como jornalista. Por meio de um texto corajoso e propositivo, ela expõe os dilemas e mazelas que vitimam a nação e convida os leitores a, juntos, descobrirem por que o Brasil enveredou por caminhos tão penosos. Para ela, a renovação do país depende primeiramente da renovação do pensamento, de uma guinada e valores que inspirem um novo proceder. Todavia, de acordo com a autora, nenhuma cura é possível se não se admite o problema e se não se mergulha num processo autêntico de autoconhecimento.
Sobre o lançamento, Rachel declara: “O livro é um diagnóstico dos principais problemas do Brasil, na visão de uma cidadã comum, uma brasileira crítica, preocupada e inconformada com os rumos do Brasil. Amo e ainda acredito no meu país, por isso, além de apontar esses males, tomo a liberdade de apresentar possíveis soluções para eles. É uma pequena colaboração para ampliar a visão dos brasileiros sobre si mesmos e sobre o que cada um de nós pode fazer para tornar o Brasil um país melhor, mais justo e mais ético”.
Dessa forma, Rachel investiga os fatos em busca do “diagnóstico”, da “doença”, e por fim do “tratamento”, também títulos dos três capítulos que compõem o livro.
[...] convido você a se despir das paixões ideológicas, do otimismo utópico ou do pessimismo exacerbado para tentar enxergar o país como ele é de fato, com realismo e racionalidade, sem paixões nem ressentimentos. [...] Só é possível transformar o Brasil redefinindo nossos modelos mentais, as formas pré-estabelecidas de ver e julgar a realidade para, consequentemente, passarmos a agir de modo diferente, diz.
Urgente e profundamente esclarecedor, O Brasil tem cura é livro indicado para todo cidadão que deseja compreender melhor o contexto que permeia a realidade social, renovar as esperanças, corrigir determinados padrões de pensamento e, assim, agir em prol de mudanças significativas no país.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário