Cinco minutos da sua atenção:
S.O.S. Cultura Fala Brasil!
Trabalhar a ideia do
Coletivo nas Ações é algo que incentivamos a quase duas décadas de circulação do
Jornal Fala Brasil! 100% Cultura. Como editora do jornal e responsável pelo projeto criado em 1992, consciente da necessidade de mídia para os artistas locais, almejei que o
Fala Brasil! Se tornasse um veículo de divulgação constante das ações culturais e artísticas, mas também um veículo de Opinião!
Idealizamos e desenvolvemos o projeto, a partir do entendimento de que Cultura é prioridade máxima para qualquer país. Segundo Edward B. Tylor - Cultura é... “aquele todo complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”. Concordo com ele... Isso inclui, portanto, uma grande importância para a Educação de qualidade que almejamos. Um país é o que sua Cultura representa. Não é uma visão de todos e sabíamos estarmos fadados a cumprir uma trajetória difícil. Por quê? Porque há que se ter paciência, persistência e memória das ações.
Penso ser necessário Falar toda verdade: Estamos em perigo!
O que mantém um Jornal gratuito circulando?
Determinação, colaboradores, conteúdo, apoio dos leitores e dos pontos de distribuição, anúncios, patrocínio.
Do que precisamos? Anúncios e patrocínios, continuidade do apoio, manutenção da adesão dos colaboradores.
E é com a ajuda de vocês que queremos conquistar isso. Mas não vamos escrever nossa história aqui no blog.
Vocês estão convidados a fazê-lo. - Escreva seu depoimento. Conte a sua história ou dê sua opinião de sobre o Fala Brasil! Podem “Curtir e “compartilhar nossas páginas no Facebook, demonstrando a outros que se importam com a permanência em circulação desse nosso veículo e com nosso trabalho e o trabalho de todos os artistas que seguem conosco essa trajetória.
É assim que Vencemos: Juntos!
Quem sabe com uma Atitude Coletiva consigamos que as instituições governamentais e privadas, bancos, empresários em geral, associações e sindicatos, etc., nos percebam, como você nos vê, como uma opção de mídia a ser pensada por agências de publicidade e gerências de comunicação, uma opção de investimento social.
Empresas e instituições que não investem na diversidade tendem a conformar a sociedade à própria imagem, uma única e esclerosada Fala. Parece simples, mas tem sido árdua a tarefa de generalizar a percepção disso! Somos persistentes, temos paciência e a memória das ações que ombreamos com muitos na área da cultura de nossa cidade nestes 18 anos. Então, é mesmo simples! Basta que uma porcentagem de recursos já existentes para publicidade anual seja destinada a essa finalidade cultural, à promoção da diversidade da expressão. Incluindo aí Projetos, Veículos, Patrocínios culturais...
Não há necessidade de novas leis. É uma questão de consciência social mesmo. Basta que o foco seja cumprido com honestidade e com regras justas: 5% ou 10% da verba de publicidade anual (da que já vem sendo investida, sem necessidades sequer de agregar valor novo) de bancos, governos, instituições, associações, sindicatos, empresariado. Simples assim. “Repartir o bolo feito por todos nós", também com os veículos segmentados, comunitários e alternativos independentes, que publicam vozes outras e trilham caminhos
mais populares, possibilita manter canais de expressão e divulgação das culturas locais, amplia o universo pela diversidade e criatividade, alarga a democracia pavimentando o acesso da sociedade aos seus direitos de informação.
Queremos continuar fazendo um jornal livre, informativo, necessário na troca de saberes, para a Cultura em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, no Brasil a fora e além...
O Jornal Fala Brasil! é 100% Cultura. A totalidade de nossos colaboradores empresta grátis as contribuições regulares que publicamos nas diversas áreas, como parcerias.
E pergunto, se o jornal impresso é distribuído grátis, quem pagará a gráfica? São 24 páginas em cor – papel branco – impresso em rotativa – com corte e grampeado (investimos em qualidade); 10.000 exemplares mensais, distribuído gratuito nos espaços culturais de Porto Alegre/RS, e disponibilizado nas mídias sociais/web do Fala Brasil.
Olha só o Exemplo de anunciante que pode colaborar para nosso Fala: Prefeitura de Porto Alegre, Governo do Estado do RS, Assembleia Legislativa do Estado do RS, Zaffari, Opus Produções, Caixa Federal, Banrisul, Trensurb, Sesc/Senac, Fiergs, operadoras telefônicas, Sindicatos, Fundações e Associações, empresariados em geral... E mais quem possa e queira interessar-se em promover a diversidade da nossa cultura...
E se alguém ainda quiser colaborar com verba de apoio, incentivo, patrocínios, coloco abaixo também uma conta do Fala Brasil!
Não é mais que minha obrigação. Vou continuar sendo honesta.
Caixa Federal - Fala Brasil Editora Jornalística
Agência 0453 – operação 003 – conta 2170-7
CNPJ: 09404034/0001.16 (jfalabrasil@hotmail.com)
Fala Brasil! 100% Cultura - divulga todas as áreas da arte e conta no expediente:
Editora: Rosane Scherer
Colunistas/participantes: Affonso Romano de Sant’Anna, Adroaldo Bauer, Daniel Soares, Danúbio Gonçalves, Zé Augustho Marques, Pedro Mazzan e Jú Vieira. Layout/Arte de Marcos Porto. Apoiadores: Ieda Cabreira, Glórya Athanázio, Proletra Editora.
Movimento Fala Brasil
A Cultura 100% Coletiva & Sustentável
jfalabrasil@hotmail.com
51. 3228.4382 / 9144.3426
Facebook (1 e 2): Fala Brasil Cultura
HomePage Facebook:
Movimento Fala Brasil de Cultura
Twitter: @jfalabrasil
Já neste início de ideias e ações para “Salvar O Fala”, contamos com alguns depoimentos via web,
de artistas e leitores que são os verdadeiros “autores” da VOZ do Fala Brasil!
Continuaremos registrando aqui no blog as manifestação dos artistas, leitores e apoiadores.
Apoio com total convicção o Projeto Fala Brasil Cultura, na pessoa tão batalhadora e altruísta como Rosane Scherer.
Um veículo sem vinculação politico partidária, mas sim politico-cultural e social.
Se faz necessário este grito de alerta.
Esta na hora dos que dizem ser pela cultura, mostrar de fato seu papel.
Precisamos unir nossas forças e potencializar a cultura que esta quase em coma.
Mas que graças ao trabalho de muitos, como o Fala Brasil Cultura, se mantém com todas as dificuldades. Este veículo precisa sobreviver.
Precisamos alimentar este veiculo, para que nossas almas sejam alimentadas com a arte.
Este é o veículo que nunca recuou do compromisso de divulgar cultura e arte e nunca se dobrou às atitudes provincionistas que fazem tudo para tornar os artistas locais desconhecidos do grande público. Boa sorte, amigos do nosso grandioso e autêntico FALA BRASIL.
Jerônimo Jardim Por que as nossas empresas e Órgão de Estado adotam comportamento provinciano, só prestam os artistas do eixo Rio-Sampa-Bahia-Minas-Nordeste. Não é de agora. Vivo pra cobrar. Quando dão algo é tipo colher de chá, só pra não morrer o "pedinte incômodo".
Jerônimo Jardim Felizmente a RBS, com mudanças em suas Redações, está mudando seu comportamento. Tive a prova disso quando fiz o último show DE VIVA VOZ no Theatro São Pedro. Já é um alento! Está provado que a coisa bem divulgada leva público e, portanto, dá retorno ao apoiador. Temos como exemplo recente o MPG, produzido pelo Patinete, QUASE SEM APOIO DAS EMPRESAS DE PORTE.
Rogério Antenor Magalhães Leal Enquanto as novas emissoras de TV forem apenas "repetidoras" das emissoras de Rio e SP, a coisa vai continuar como está. O que falta é mais programações locais. Gente competente não falta. Outro problema é que o povo está induzido pela mídia a "consumir" porcaria. É só ver a audiência do BBB.
Será preciso o que para autorizar um anúncio em jornal idôneo, independente, prestador de serviços ao público de artes e aos artistas locais. Será preciso mesmo o quê? Isso que alguém possa estar pensando, não faremos. Vexatório é. Não somos O Estadão, a Veja, a Folha de São Paulo, nem os veículos locais além Dilúvio. Tenham certeza os responsáveis pela distribuição de verbas publicitárias na cidade de Porto Alegre, o mundo gira... E veloz. Nos voltaremos a ver em breve, logo ali. Força e longa vida ao jornal Fala Brasil Fala Brasil Cultura. Que tenham todos o que fizeram por merecer, desejo muito.
O
Fala Brasil Cultura é um jornal independente de divulgação da cultura de Porto Alegre e região, que há 18 anos faz um trabalho importantíssimo de divulgação e registro cultural de todos os segmentos artísticos. Já recebeu vários prêmios e reconhecimento público, porém só isso não basta, pois para ele poder circular de forma gratuita, como sempre foi, precisa de apoiadores e anunciantes!
ALÔ, ALÔ pessoal das agências, empresas, artistas e demais... ANUNCIEM NO FALA BRASIL CULTURA!!
Nanci Araujo Estou junto. É vergonhoso o tratamento dispensado aos jornais Culturais Alternativos. E o Fala Brasil Cultura é um dos maiores representantes dos artistas dessa cidade. Vamos pelear mais com a Rosane Scherer classe artística.
Rosana Tealdi Un fuerte abrazo queridos amigos, confiemos en que se solucionará
SOS PRECISAMOS DE MAIS CULTURA
Na luta pelo único jornal exclusivamente dedicado às distintas manifestações culturais gaúchas!
Compartilho!!!
Façamos o movimento !!!!!!!!!!!!!! FALA BRASIL é NOSSO e PARA NÓS !!
Queremos o Fala Brasil Circulando e Atuante!
Fala Brasil PRECISA continuar circulando...
Haverá uma alma inteligente, que saiba que sem cultura um povo não existe e irá patrocinar esse jornal que tanto faz por nós artistas gaúchos! Sempre contigo Ro! ;)
O Fala Brasil sempre foi um espaço aberto e democrático para divulgar a boa música e a cultura independente produzida em nossa cidade e em nosso país. Eu também estou nessa campanha em apoio ao
Fala Brasil Cultura, para levar adiante essa ideia !
Então, povo de Porto Alegre, povo da cultura de todas as paragens e gente de boa energia!!! Vamos apoiar o retorno da revista Fala Brasil Cultura!!!! Por que pensamento único nos leva à obscuridade! A diversidade enriquece o espírito!!!
Amigos: O Fala Brasil, conhecido jornal da cultura local está necessitando de verba para vir à tona com suas sempre bem-vindas notícias dos bastidores e da linha de frente das artes e artistas gaúchos. São 10 mil exemplares distribuidos graciosamente trazendo tudo de bom que se possa fazer pelos palcos da cidade e de outras regiões do Estado, trazendo à baila opiniões sobre shows, exposições, discursos poéticos, cinema, literatura, enfim, um pouco de tudo que nos faz sentir em conjunção astral de primeira grandeza, pois o tratamento dado ao grande artista, aquele que passa pelos palcos nacionais com su arte, também é dado ao artista local, tendo este, muitas vez seu único lugar de apoio neste já ilustre jornal de opinião e cultura. Portanto, façamos todos alguma coisa por este veículo que tanto tem feito por todos nós em seus 18 anos de vida. Tenho dito!
Alô, arteiros!
Não temos nada........... vai, passa o tempo e tudo continua e mesma tragédia anunciada culturalmente em POA, no RS e no Brasil... Tão Decepcionante, que dá enjoo no estomago!!!
Fala Brasil Cultura! Não Podemos perder este espaço importantíssimo para a cultura de Porto Alegre!
"SOS Cultura... SOS Fala Brasil 100% Cultura - e continua a saga!
Sabe que este ano de 2013 o Jornal Fala Brasil Cultura ainda não conseguiu circular... 18 anos divulgando Cultura! Porque não circulamos? ... pois bem apesar de todos os meses e semanas ligando, pedindo, enviando propostas, até agora não temos nenhum anúncio que nos pague pelo menos a gráfica... Como disse outro dia: A gráfica!!! Comer e pagar as contas a gente não precisa, sabe??? Porque a ARTE alimenta a ALMA... Que triste... Olha só quem pode anunciar (dividir um pouquinho da verba publicitária que investe nos grandões): Governo do Estado do RS - Assembleia Legislativa, Sesc/Senac, Banrisul, Trensurb, Caixa Federal, Prefeitura de Porto Alegre, Zaffari, entre outros... mas para nós do Fala Brasil Cultura a resposta é Não temos nada........... vai, passa o tempo e tudo continua e mesma tragédia anunciada culturalmente em POA, no RS e no Brasil... Tão Decepcionante, que dá enjoo no estomago!!! Estou preparando uma campanha e vou precisar da ajuda da classe artística para que o Fala Brasil 100% Cultura volte a circular... É distribuído de graça e divulga nossos artistas... Porque tantos NÃOs?"
Nenhum comentário:
Postar um comentário