terça-feira, 3 de março de 2015

CURSO

 

Curso de Atualização em Gestão Cultural e de Terceiro Setor no Santander

 
 
Série de cursos que se desenvolverão ao longo de 2015, em Porto Alegre, enfocarão a cultura como fator de desenvolvimento

Em busca do aprimoramento do setor cultural e do Terceiro Setor, os consultores Daniel Bender Ludwig e Silvia Abreu estarão desenvolvendo, ao longo de 2015, uma série de cursos de atualização em gestão cultural, trazendo ao conhecimento do público novos temas de abrangência interdisciplinar. Busca-se, desta forma, promover o diálogo entre a cultura e os diversos setores da sociedade, bem como qualificar agentes, artistas, produtores culturais e gestores públicos e privados para informar sobre as oportunidades existentes de financiamentos, sejam na esfera pública ou privada.

Nesta perspectiva, a partir do dia 24 de março próximo, no Santander Cultural, em Porto Alegre, temas atuais e novos profissionais da cena cultural gaúcha e nacional serão agregados ao projeto, a fim de garantir a permanente atualização e renovação de conteúdos. Ao time de consultores já citados, somam-se profissionais destacados, como os advogados Fábio Cesnik e Joaquim Proença; o professor e gestor Luiz Armando Capra; a designer de games Maira Penteado, Léo Sassen, entre outros.
 
A primeira edição do curso será realizada nos dias 24 e 25 de março. No dia 24, Adriana Donato falará sobre “Marketing Cultural”, das 10h às 12h30min, e o consultor Daniel Bender Ludwig abordará o “Marco Lógico -Técnicas de Preenchimento para Projetos Sociais e Esportivos”, das 13h30min às 17h30min. No dia 25 de março, Joaquim Proença enfoca o tema “Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil”, na parte da manhã, e Luiz Armando Capra sobre “Economia Criativa”, no turno da tarde.
 
Em maio, a principal atração é a de o advogado Fábio Cesnik (SP), autor do Guia do Incentivo à Cultura e fundador do Instituto Pensarte, comentar sobre as mudanças da Lei Rouanet e a Nova Lei Pró-Cultura, enquanto Daniel Bender Ludwig abordará as mudanças no Sistema Pró-Cultura RS. Outros temas importantes serão abordados ao longo deste ano, como Moda, Artesanato e Cultura, Lei do Esporte (Federal e Estadual), Comunicação para Projetos Culturais e Sociais, Games e Crowdfunding, Captação de Recursos, Prestação de Contas para Projetos Culturais, entre outros de relevância.


Programação 2015:
 
Curso - Julho 2015
1º dia – 21/07
  • Moda, Artesanato e Cultura -
  • Lei do Esporte  (Federal e Estadual) -
 
2º dia – 22/07
  • Comunicação para projetos culturais – Silvia Abreu
  • Workshop Preenchimento de Projetos – Daniel Bender Ludwig

Curso – Setembro 2015

1º dia – 24/09
  • Games e Crowdfunding  – Maira Penteado
  • Lei do Audiovisual Leo Sassen
 
2º dia – 25/09
  • Fumproarte – Alexandre Magalhães
  • Editais Federais/Privados e Estadual – Daniel Bender Ludwig e Silvia Abreu
 
Curso – Novembro 2015
 
1º dia – 26/11
  • Marketing Cultural – Silvia Abreu
  • Captação de Recursos  - Adriana Donato
 
2º dia – 27/11
  • Prestação de Contas de Projetos Culturais (LIC e Rouanet) - Daniel Bender Ludwig
 
 
SERVIÇO:
O Quê: Curso de Atualização em Gestão Cultural e de Terceiro Setor no Santander, com Daniel Bender Ludwig, Adriana Donato, Silvia Abreu, Fábio Cesnik, Luiz Armando Capra, entre outros.
Onde: Santander Cultural (Sete de Setembro, 1028), Centro Histórico Porto Alegre. 
Quanto: R$ 300,00, para pagamento antecipado até o dia 23/03 ou R$ 330,00, no dia do curso, se houver vaga.
Informações e inscrições: 51- 99712675 – e-mail: benderludwig@gmail.com
Vagas limitadas
Apoio: Santander Cultural       


Ministrantes do Mês de Março
 
Adriana Donato
 
Especialista em Economia da Cultura - UFRGS. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Gestora Cultural. Pesquisadora em Políticas Culturais, Economia da Cultura e Incentivos Fiscais. Professora de Legislação Aplicada à Cultura e Eventos de Grande Porte do Curso Superior - Produção Cênica, na Faculdade Monteiro Lobato (FATO). Está conselheira no Conselho Estadual de Cultura do RS - Biênio 2014-2015. Foi gestora dos projetos do Historiador Gunter Axt. Em 2010 foi Gestora do Prêmio Interações Estéticas "Residências Artísticas" da Funarte e Gestora de Negócios da Bionat Expo, do Programa Prime - FINEP/UFRGS/Ministério da Ciência e Tecnologia. Prestou Assessoria a Fundação Iberê Camargo e Theatro São Pedro entre outros projetos culturais.
Em 2009 e 2010 foi Professora do curso de Audiovisual do Ponto de Cultura Teia Viva do GHC. Entre 2005 e início de 2009, atuou na Representação Regional Sul, em Porto Alegre, na assessoria à Lei Rouanet, além do acompanhamento as Câmaras Setoriais das Artes Visuais. Em 2009 foi e Gerente Artística da Fundação Ecarta. Em 2006 e 2007 integrou a diretoria da Associação dos Artistas Plásticos do Rio Grande do Sul "Chico Lisboa", no Departamento Cultural. Em 2003 e 2004 foi Criadora e Coordenadora do Espaço de Arte da Prefeitura de Alvorada (RS).
 
Daniel Bender Ludwig
 
Consultor, historiador; produtor cultural; ex-diretor da Lei de Incentivo à Cultura do RS; conselheiro da comissão do Fumproarte. Como consultor, atua em trabalhos de elaboração, formatação, gestão administrativa, orientação para a captação de recursos e prestação de contas de projetos visando o seu enquadramento nas leis de incentivo e convênios. Atualmente realiza cursos de Elaboração de Projetos para Mobilização de Recursos, Capacitação em Princípios para Gestão Social Sustentável e é Parecerista do Ministério da Cultura.
 
Joaquim Proença Sigaud
 
É Pós-Graduado em Direito da Criança e do Adolescente e Especialização em Gestão de Política Pública e 3º Setor, 23 anos de experiência como Operador de Direitos, participando dos movimentos sociais na construção de políticas públicas na área da criança e do adolescente, assistência social, educação e direitos humanos. Membro da coordenação do Fórum Estadual dos Direitos da Criança e Adolescente do Rio Grande do Sul e do Fórum Estadual de Erradicação do Trabelho Infantil do Rio Grande do Sul no período de 2009/2010, atualmente é integrante do Fórum Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente e Fórum Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil, Membro da coordenação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio do Rio Grande do Sul, sendo, por diversos anos, delegado nas Conferências Nacionais da Assistência social e da Criança e do Adolescente. Palestrante reconhecido nos temas do Protagonismo juvenil, Organização do 3º Setor, Educação Pelo Esporte, Educação Pela Paz, Fortalecimento dos Conselhos de Direitos e Tutelares, Direitos Humanos das Pessoas com Deficiência e Trabalhando em Rede: uma forma de trabalho colaborativo entre Governo, Sociedade Civil e Empresas.
 
Luiz Armando Capra Filho
 
Profissional com ampla atuação em projetos socioculturais e educacionais com experiência em desenvolvimento, gerenciamento e implantação de projetos de grande porte. MBA em Gestão Empresarial na Fundação Getúlio Vargas (FGV). Pós-graduado em Manifestações e Processos Culturais pela Universidade Feevale e em História Contemporânea pelo Unilasalle. Licenciado em História pela Faculdade Porto-Alegrense (FAPA). Em 2009, integrou o programa Courants du Monde, onde participou na cidade de Grenoble (FR), do Observatoire des Politiques Culturelles. Em dezembro de 2010, foi nobilitado com a Ordem do Mérito do Serviço Público no Grau Grande Mérito. Foi diretor do Museu Julio de Castilhos e da Casa de Cultura Mario Quintana.

Nenhum comentário: