|
Ficha Técnica Editora Mundo Mirim ISBN: 978-85-617-3003-1 Páginas: 240 Formato: 14x21 cm Preço: R$ 34,90 |
|
É muito fácil dizer não às ideias novas. Mudar implica desinstalação na essência do ser humano, naquilo que lhe confere identidade. Em A arte de ensinar e aprender, o professor Darbí José Alexandre parte de uma proposta ousada para depois chegar à prática. Ele propõe aos profissionais da Educação que mudem seus paradigmas. A “doença da certeza” é fatal e fácil de ser contraída, explica o autor. Para ele, o educador deve esforçar-se continuamente para superar suas limitações para ensinar o aluno.
“A efetiva aprendizagem ocorre quando o aluno está interessado e deseja aprender (...) Aprender é uma tarefa árdua, na qual se convive o tempo inteiro com o que ainda não é conhecido. Para o sucesso nessa empreitada, é fundamental que exista uma relação de confiança e respeito mútuo entre o professor e o aluno...” Pág. 28
Com muita segurança, o professor Darbí dá dicas práticas de como elaborar provas e roteiros de trabalhos escolares, e descreve exemplos dos melhores recursos instrucionais para serem usados. E avisa: “Os alunos vão à escola para aprender. Facilite-lhes o aprendizado e eles lhes serão gratos para sempre”.
O autor busca de maneira empolgante, uma reflexão ampla e inovadora sobre a educação. Ele aborda com precisão a importância das mudanças, das novas ideias, da dinâmica escolar e da mudança de paradigmas. O que muitas vezes não permitem de fato um acompanhamento da evolução do mundo moderno, seja como professor ou no dia a dia como cidadão comum.
“Como lidamos com paradigmas o tempo todo, nossas regras e regulamentos nos impedem de evoluir em direção ao futuro. Muitas vezes erramos nas nossas decisões porque nossos paradigmas nos impedem de ver as mudanças que estão ocorrendo.” Pág. 12
A arte de ensinar e aprender é uma obra essencial para qualquer pessoa que atue na área da Educação. Professores, experientes ou não, tirarão muito proveito das sugestões de roteiros para trabalhos escolares e provas.
|
Um comentário:
OBRIGADO ZÉ POESIA ( DESCULPE-ME CHAMÁ-LO ASSIM) PELA DIVULGAÇÃO DO MEU LIVRO.
Postar um comentário