.
1º curso inédito da programação de 2016
APRESENTAÇÃO
Um dos momentos mais instigantes da história do cinema norte-americano é a tomada de poder pela geração conhecida como a Nova Hollywood ao longo da década de 1960. Muito se fala sobre o Oscar de 1968, que destacou obras de diretores mais jovens (A Primeira Noite de um Homem; Bonnie e Clyde; No Calor da Noite) como um momento simbólico da transição geracional. Mas, os sinais de ruptura já eram visíveis desde a década de 1950, quando a ideia da morte do cinema pairava sob vários filmes metalinguísticos.
Ao mesmo tempo, obras-primas de nomes como Alfred Hitchcock (Um Corpo que Cai); Vincente Minnelli (Deus Sabe Quanto Amei) e Howard Hawks (Onde Começa o Inferno) pareciam anunciar o auge (e o consequente esgotamento) de todos os caminhos até então atravessados pelo cinema hollywoodiano.
É justamente nesse contexto - e já assimilando a semente moderna de cineastas intermediários como Nicholas Ray; Samuel Fuller e Robert Aldrich -, que surge a geração que vai assumir o trono do cinema norte-americano entre os anos 1960 e 1970. Nesse pequeno espaço de tempo surgiram dezenas de grandes cineastas dispostos a rever - com as mais variadas intenções - os paradigmas consagrados pelos grandes mestres do cinema.
OBJETIVOS
O curso A Gênese da Nova Hollywood, ministrado por Leonardo Bomfim, vai investigar o cinema norte-americano da virada dos anos 60 para os 70. Em destaque os desdobramentos das principais questões temáticas e estéticas daquele momento peculiar da cinematografia dos EUA. A análise se dará a partir de filmes marcantes de realizadores como Arthur Penn; Sidney Lumet; John Frankenheimer; Jerry Lewis; Sam Peckinpah; John Cassavetes; Monte Hellman; Peter Bogdanovich; Brian De Palma; Rofer Corman e Bon Rafelson.
TEMAS
- Qual era o estado de espírito do cinema norte-americano na década de 1950, período em que surgem os primeiros "novos hollywoodianos"?
- Os desafios da nova geração diante do mar de invenções dos anos 1960: existiu uma "nouvelle vague hollywoodiana"?
- Ruptura pacífica ou uma continuidade crítica? A relação entre o cinema dos jovens e o dos grandes mestres - muitos deles em atividade e ainda realizando obras-primas naquela década.
- Havia um fantasma do cinema independente pairando sobre Hollywood?
- Os olhares da Nova Hollywood em relação aos grandes temas da década: a contracultura, as tensões raciais, a Guerra do Vietnã e a cultura pop.
- Os caminhos abertos que o cinema deixa para a década de 1970.
CONTEÚDOS
AULA 1
- O Oscar de 1968 - entre o clássico e o moderno?
- Tempos de crise: a cinema americanos dos anos 1950 - 1960.
- Uma nova geração: Sidney Lumet; Arthur Penn e John Frankenheimer.
- O crepúsculo do clássico: John Ford e Howard Hawks - Sam Peckinpah e Monte Hellman.
- Jerry Lewis: o mais moderno?
AULA 2
- John Cassavetes: a referência do cinema independente.
- A ruptura em filme - Peter Bogdanovich; Brian De Palma; Bob Rafelson (e Abraham Zapruder).
- Roger Corman, um padrinho psicodélico.
- O que sobra para a década de 1970?
Ministrante: Leonardo Bomfim
Programador da Cinemateca Capitólio e da Sala de Cinema P. F. Gastal de Porto Alegre. Membro de ACCIRS, a Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul e editor das revistas Aurora e Zinematógrafo. Editou o catálogo da Mostra "Nouvelle Vague Tcheca: O Outro Lado da Europa". É mestre em Comunicação Social de PUCRS, onde desenvolveu pesquisa sobre o cinema moderno. Já ministrou para a Cine UM os cursos "Novos Cinemas dos Anos 60"; "Brian De Palma: O Poder da Imagem"; "Lumiére, Méliès & Outros Pioneiros" e "Cinema Marginal Brasileiro".
Curso
A GÊNESE DA NOVA HOLLYWOOD
de Leonardo Bomfim
DATAS: 5 e 6 / Março (sábado e domingo)
HORÁRIO: 14h30 às 17h30
DURAÇÃO: 2 encontros (6 horas / aula)
LOCAL: Santander Cultural (Rua Sete de Setembro, 1028 - Porto Alegre - RS)
INVESTIMENTO: R$ 80,00
(Valor promocional de R$ 70,00 para as primeiras 10 inscrições por depósito bancário)
FORMAS DE PAGAMENTO: Depósito bancário / Cartão de Crédito (PagSeguro)
MATERIAL: Certificado de participação e Apostila (arquivo em PDF)
INFORMAÇÕES
cineum@cineum.com.br / Fone: (51) 9320-2714
Cine UM Produtora Cultural
Cine UM
Produtora Cultural
Nenhum comentário:
Postar um comentário