quarta-feira, 23 de outubro de 2013

A SINETA

#LUTO #LIVROS #PORTO ALEGRE Morre Júlio La Porta, o xerife da Feira do Livro 

 Morreu José Júlio La Porta, 80 anos, conhecido como xerife da Feira do Livro de Porto Alegre, ontem, por volta das 16h. Internado desde segunda-feira passada no Hospital Nossa Senhora das Graças, em Canoas, ele estava com Alzheimer em estágio terminal.

O velório de José ocorrerá no Crematório de Porto Alegre. A cerimônia de despedida está marcada para 18h desta quinta-feira.

Há dois meses, xerife havia sido internado numa clínica particular da cidade junto com a mulher Cecy La Porta, 87 anos, que também sofre da mesma doença. Eles estavam casados há 63 anos e tinham dois filhos e seis netos.

Na semana passada, o Diário Gaúcho havia publicado a situação atual do homem que durante 35 anos abriu e encerrou o maior evento literário da Capital. Uma corrente de fãs passou a visitar a banca de revistas dele, na Praça da Alfândega, onde o filho segue com os negócios da família. Admiradores do xerife prometem tocar sinos na abertura da Feira, como forma de homenageá-lo.

Conforme a organização da Feira, a Câmara Rio-Grandense do Livro também prepara uma homenagem a José. Mas não revela qual. Emocionada, uma das organizadoras do evento, Jussara Rodrigues, afirmou que ainda tinha esperanças de vê-lo na abertura.

- Ele era um querido, uma pessoa amada por todos. Todo o tipo de homenagem a ele será pouco por tudo o que o xerife representou — disse.

A história dos badalos começou em 1976. A pedido do então presidente da Câmara do Livro, Maurício Rosemblat, José abria e encerrava a feira tocando um sino. Esta seria a 36ª participação consecutiva do xerife na 59ª Feira, que será aberta em 1º de novembro.
Aline  Custodio/ZH
 
 
 
A SINETA DO NOSSO "XERIFE" DA FEIRA
 
VAI TOCAR A CADA LIVRO QUE SE ABRIR...

    •  
       

Nenhum comentário: