domingo, 3 de março de 2013

INSTITUTO CARLOS SCLIAR


CARLOS SCLIAR
O INSTITUTO
Mais do que criador de inestimáveis obras de arte, o pintor Carlos Scliar foi um homem do seu tempo. Humanista, multifacetado, engajado politicamente, participou ativamente de todas as manifestações e acontecimentos importantes ocorridos em nosso país nas últimas décadas.
Parte expressiva da intelectualidade nacional, Scliar conviveu e cultivou como amigos os contemporâneos mais notáveis; incentivou e colecionou obras de novos talentos e de artistas consagrados. Sua coleção - referência da arte do século XX - vai de Guignard a Cildo Meirelles.


Francisco Scliar, filho e herdeiro do pintor diante da Casa-Ateliê de Cabo Frio (RJ), sede do Instituto Cultural Carlos Scliar.
O Instituto Cultural Carlos Scliar nasceu com inspiração no espírito generoso de seu patrono, tendo como objetivos: preservar a memória artística, inserindo um espaço apropriado para cultuar, produzir e expor obras, fatos e feitos culturais marcantes; dar acesso à população aos acervos bibliográfico, pictórico e documental; oferecer cursos técnicos, formando mão-de-obra especializada de suporte às artes plásticas.
O ICCS foi fundado em novembro de 2001, tendo como fundadores e Conselheiros importantes representantes de diferentes linguagens artísticas, como Anna Letycia, Glauco Rodrigues, Cildo Meirelles, Romério Rômulo,Tiita, Thereza Miranda, Rusi Scliar, Carlos Lima, Luiz Alphonsus de Guimaraens.
Com sua sede instalada em Cabo Frio(RJ), o Instituto abriga a maior parte do acervo do artista. A Casa-Ateliê é um verdadeiro museu vivo, aberto à visitação - propulsor da Cultura junto à população local. Ao lado da Casa-Ateliê funciona a Oficina-Escola, que oferece cursos de arte com papel: Scliar sempre defendeu que não se forma artistas, mas pode-se ensinar técnicas.



Em 2008 o Instituto Cultural Carlos Scliar sofreu um forte revés com o falecimento de seu presidente e idealizador Francisco Scliar (foto). Hoje o ICCS é presidido por sua viúva, Eunice Delgado Medeiros Scliar.

ATIVIDADES REALIZADAS - 2001/2006


· Revitalização da Casa-Ateliê, em Cabo-Frio, aberta ao público para visitação guiada
· Empréstimo de obras de autores diversos para exposições no Brasil - Paço Imperial no Rio de Janeiro, Itaucultural em São Paulo, Museu Aloysio Magalhães de Recife, Museu de Arte Moderna da Bahia, Espaço Cultural Contemporâneo Venâncio - ECCO, em Brasília, etc.
· Exposição "Carlos Scliar - pinturas 1948/1983", na Fundação Arpad Szenes e Vieira da Silva, em Lisboa, Portugal (2003)
· Exposição "Cadernos de Guerra 1944-45" - Galeria de Arte Casa de Cultura Estácio de Sá. Belo Horizonte (MG) - (2003)
· Exposição "Anos Modernistas de JK" - Itamaraty, Brasília - obras de Carlos Scliar, Gignard e Manoel Martins cedidas pelo ICCS.
· Exposição "Carlos Scliar - Duas décadas de pintura - obras de 1980 a 2000" - Simões de Assis Galeria de Arte, Curitiba (PR) (2004)
· Exposição itinerante Scliar 80 anos
· Empréstimo de obras e apoio na exposição de Cildo Meirelles, na Europa.
· Exposição de quadros de Scliar no cenário do programa Fantástico – TV Globo.
· Projeto PENSE - oficina de papel reciclado e desenho, para crianças carentes, com geração de renda.
· Obras de Carlos Scliar inseridas no livro didático "Artes - 3ª série" - Ed. Anglo (SP), de autoria de Márcia Silva.
· Realização da Semana de Arte Carlos Scliar 2004
· Empréstimos de obras diversas do acervo para:Fundação Casa de Rui Barbosa; Projeto Memória Viva da Academia Brasileira de Letras; Instituto Itau Cultural
· Lançamento do CD-Rom “Memória Fazendária de Cabo Frio”
· Prêmio “Estácio de Sá”, do Governo Estadual, na área das artes plásticas, 2004
· Cessão de imagens de obras de Carlos Scliar para impressão em tecidos para confecções, em convênio com o Consórcio Pau-Brasil - SEBRAE
· Certificado de Mérito Cultural , conferido pelo Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro ao “Projeto PENSE”, habilitando-o à captação de recursos pela Lei Estadual de Incentivos - ICMS
· O Instituto Cultural Carlos Scliar foi incluído como atração turístico-cultural na edição 2005 do Guia Quatro-Rodas
· Empréstimo de duas telas de Scliar para o Museu Afro-Brasil (SP)
· Exposição de Scliar - “Álbum 500 Anos” - no Consulado do Brasil em Nova York -setembro /2006
· Coletivas 2006: - Litografia e Serigrafia - Sesc Rio – junho/2006. - Exposição no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal (RJ) – junho/2006. - “Tempos de JK” - Museu Nacional de Belas Artes (RJ) – dezembro/2006
· “Festa Portuguesa em Cabo Frio ” - Exposição desenhos e colagens de Artur Barrio – outubro/2006.
· 3ª Semana de Arte Carlos Scliar - Exposição “Scliar visto pelos amigos” , na Casa Ateliê: Scliar homenageado por seus amigos Arpad Szenes, Bonadei, Chico Caruso; Clovis Graciano, Farnese, Gastão Worms, Glauco Rodrigues, Guignard, Inimá, Marquetti, Newton Mesquita, Thereza Miranda.
· Inauguração da “Orla Scliar” com a instalação de escultura do pintor, as margens do Canal do Itajuru em frente à Casa Ateliê de Cabo Frio.

Nenhum comentário: