Historicamente, o Dia Internacional do Teatro – 27 de março – marcou a entrega das primeiras etapas do Multipalco. Desta vez, foi o Dia Internacional da Música – celebrado em 1° de outubro – que marcou o momento da entrega da Sala da Música Gerdau, da Subestação Transformadora e das Instalações Hidrossanitárias, Elétrica, Lógica e Anti-incêndio.
Na ocasião, o Coordenador-geral do Multipalco, José Roberto Diniz de Moraes, ressaltou a importância de cada um dos projetos para a conclusão da obra, agradeceu aos patrocinadores e ao Ministério da Cultura pelo apoio nos últimos doze anos, desde a aprovação do projeto. A presidente da Fundação Theatro São Pedro, Eva Sopher, destacou a importância do apoio permanente que a família Gerdau vem prestando ao longo dos anos, iniciado pelo patriarca Curt Johannpeter.
Foi realizada apresentação de números musicais das crianças que fazem parte do projeto Sol Maior – que promove a educação e a inclusão social de crianças de 7 a 14 anos em situação de vulnerabilidade social – e da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro.
Na oportunidade, também foram descerradas placas de agradecimento à CEEE, Gerdau e Petrobras, patrocinadoras de cada um dos projetos.
Sala da Música Gerdau
Com investimento de R$ 1,6 milhão, patrocinado integralmente pela Gerdau, a Sala da Música contempla um salão principal, quatro salas anexas para estudos individuais, sala para guarda de instrumentos musicais, musicoteca e dois camarins.
A sala está equipada com as mais modernas tecnologias disponíveis com relação a acústica, iluminação e segurança. As paredes são revestidas por painéis acústicos em MDF, resistentes a chamas e que impedem completamente a passagem do som. Há ainda cortinas que podem ser utilizadas para efeitos acústicos e iluminação controlada por Dimmers que permitem variar a intensidade da luz.
A Sala da Música Gerdau é um espaço de criação, experimento e apreciação de boa música que contemplará, especialmente, apresentações camerísticas.
Instalações Hidrossanitárias, Elétrica, Lógica e Anti-incêndio
Projeto essencial que possibilitou a conclusão de todos os sistemas necessários para o pleno funcionamento dos espaços do Multipalco, integrando os sistemas do Theatro São Pedro ao complexo cultural. A partir de agora os comandos estão unificados e permitirão uma manutenção mais racional e eficaz em relação ao controle e manutenção. As Instalações Hidrossanitárias, Elétrica, Lógica e Anti-incêndio foram patrocinadas pela Petrobras, através do investimento direto de R$ 2,5 milhões.
Subestação Transformadora
Atendendo também ao Theatro São Pedro, a subestação de energia do Multipalco possui carga instalada de 2,4 kVA e dois geradores, um com capacidade de 380 kVA e outro com 275 kVA. Patrocinada pela CEEE com recursos LIC de 1,8 milhão, a Subestação Transformadora possui um duplo sistema de alimentação que possibilita maior confiabilidade e segurança ao fornecimento de energia.
O que falta
Conforme José Roberto Diniz de Moraes, o foco será a realização de duas novas etapas: a Instalação da Central Térmica e a conclusão do Teatro Italiano. Ainda há projetos e menor proporção que serão implementados conforme forem sendo aprovados pelas leis de incentivo fiscal.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário