quarta-feira, 30 de março de 2016

Objetos e decoração - origens


OBJETOS DE DECORAÇÃO E SUAS ORIGENS
Há uma enorme associação entre os objetos de decoração e os países no qual se originam. As características regionais estão impressas nos pequenos detalhes: seja através do material ou das formas, a riqueza cultural e histórica, suas fortes tradições e símbolos importantes se traduzem em forma de mobiliários. As inspirações que chegam de diferentes partes do mundo ajudam a compor ambientes elegantes e sofisticados em diferentes cômodos da casa, confira algumas opções:
BRASIL
1. Luminária Ipê, da Yankatu
Os fuxicos resgatam o artesanato interiorano brasileiro. Ao final da viagem de redescoberta pelo artesanato nacional, transbordando de emo¬ções, a designer Maria Fernanda Paes de Barros se deparou com um ipê amarelo. Lindo, única luz num campo aberto, emoldurado por um céu azul turquesa, iluminando como nunca o campo e sonhos, resumindo em uma só imagem o significado de tudo o que aquela viagem ao interior do Brasil representou na vida da designer. Base em madeira ipê e cúpula feita de fuxicos confeccionados em tecido artesanais compostos em fios de algodão tingidos naturalmente com frutíferos.
2. Buffet Tribos, da Yankatu
O Bufett Tribos evoca toda cultura do artesanato indígena, com trabalho de entalhe em cuia nos pés da peça e pingentes de sementes nativas. Feita em madeira imbuia e detalhes em pingente feito com sementes de inajá, casca de coco tucum e detalhe claro de casca de caramujos.
3. Conjunto de Mesinhas Moreré, da Monica Cintra
A designer Monica Cintra é uma profissional de sucesso reconhecida pelo trabalho social e ecológico de reaproveitamento de madeiras de árvores tombadas e de raízes resgatadas de queimadas. Com design nacional, esculpido pela própria natureza, suas criações possuem características brasileiras e seus mobiliários se valorizam pela exclusividade. Um diferencial do seu trabalho é a variedade de composições adaptadas às peças como inox, vidro, espelho e acrílico que complementam com modernidade e perfeição a beleza rústica da madeira.
4. Tapete Kilim Samambaia Blue, da by Kamy
O Tapete Kilim Samambaia é inspirado na vegetação brasileira. Com desenho modular, a samambaia é alegre e suave, podendo ser usado dos dois lados em qualquer ambiente interno. Tapete prático e versátil para casa urbana, campo e praia.

CHINA
1. Porcelanatos Coleção Mandarin, da Decortiles
Da essência da porcelana vem a inspiração para a coleção Mandarin. Imprimindo lindas decorações, as porcelanas chinesas dos séculos VI e VII são conhecidas por sua delicadeza e imperialismo. A sutileza das peças é reverenciada pela pintura artesanal, que retrata elementos do país oriental.
2. Tapete Oriental Chinês, da by Kamy
O Tapete Oriental Chinês era confeccionado nas províncias de Xingyang desde o século XIII até meados do séc. XIX. Tapete feito à mão em Tear com desenhos e elementos da cultura Chinesa em alto relevo. Sua coloração contém cores primárias em tons de azul, preto e bege.

ITÁLIA
 
1. Bobò, da Acierno
Bobò (“naninha”, em italiano) é um berço estável, mas pode também balançar suavemente de um lado. Peça antiga e ao mesmo tempo contemporânea, depois dos primeiros meses de vida da criança Bobò tem uma segunda utilidade como caixa de brinquedos ou até como elemento de decoração em outro ambiente, já que a haste é desmontável. Feito em jequitibá natural ou marupá branqueado.
2. Pupa, da Acierno
Fechada, Pupa é uma pequena escrivaninha. Aberta, é uma penteadeira, com dois compartimentos laterais, cinco gavetas, um tampo em pedra e um espelho. Fez parte da primeira coleção autoral no Salone del Mobile di Milano, Pupa se manteve atual ao longo de quase trinta anos, e ainda hoje é uma peça que concilia linhas elegantes, altíssima qualidade de manufatura e multiplicidade de usos - as três características fundamentais de todos os produtos Acierno.

TURQUIA
Almofadas Coleção Türkiye, da Les Coussins
Padrões geométricos e tecidos luxuosos são características marcantes da decoração turca, que serviu de inspiração para o lançamento da Les Coussins. Conhecida pela confecção de almofadas com design exclusivo, a marca apresenta coleção Türkiye com produtos cheios de detalhes que determinam o espírito de um ambiente através das estampas dos tecidos. Feitas com tecido de veludo de seda, as almofadas inspiram uma decoração cheia de sofisticação e luxo e podem ser encontradas nos tamanhos de 70 x 35cm e 54 x 34cm.
ACIERNO
www.acierno.com.br
BY KAMY
www.bykamy.com.br
DECORTILES
www.decortiles.com.br
LES COUSSINS
www.lescoussins.com.br
MONICA CINTRA
www.monicacintra.com.br
YANKATU
www.yankatu.com.br 

 






Nenhum comentário: