quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Sons da Cidade

 
Sons da Cidade tem edição especial em novembro para lembrar o centenário de Túlio Piva

Data: 10 de novembro (terça-feira)
Horário: 20h
Local: Teatro Renascença (Avenida Erico Verissimo, 307, fone 51 3289-8066)
Ingresso: um quilo de alimento não perecível. A retirada de senhas, na bilheteria do teatro, começa às 19h

O centenário do nascimento compositor Túlio Piva (1915-1993), que será lembrado no próximo dia 4 de dezembro, é o mote da próxima edição do Sons da Cidade. Em edição especial, o projeto terá o espetáculo Túlio Piva - 100 Anos de Samba, com participação dos netos músicos de Túlio, Rodrigo e Rogério Piva, e de convidados especiais, lembrando as músicas do autor de clássicos como Tem que Ter Mulata, Gente da Noite e Pandeiro de Prata.
 
Entre os convidados da noite, estarão a principal intérprete de Túlio, Eneida Martins, com a qual ele gravou três dos seus quatro únicos LPs. Também subirão ao palco os cantores Anamaria Bolzoni e Guilherme Braga, o compositor Nelson Coelho de Castro e a jovem cantora Bibiana Petek - que realizou este ano uma releitura da obra do homenageado. Além de Rodrigo (voz e violão) e Rogério Piva (violão), a banda será formada por Pedro Figueiredo (sax e flauta), Henry Lentino (cavaquinho e bandolim) e pelos percussionistas Giovanni Berti e Bruno Coelho.
 
O repertório terá algumas das principais composições de Túlio Piva, que se caracterizam como samba autêntico, escolhidas entre as suas mais de 300 obras, com arranjos especialmente elaborados para a ocasião. Parte desse repertório foi resgatada pelos netos no CD Túlio Piva – Composições Inéditas, lançado em 1996. Como não poderia deixar de ser, o evento será marcado também pela emoção da homenagem e pelo improviso e interação com os artistas convidados.
 
Na ocasião, será feito o relançamento do CD-livro Túlio Piva - Pra Ser Samba Brasileiro, que consiste em um estojo contendo um CD duplo com os fonogramas remasterizados dos quatro LPs de Túlio e em um livro com a sua obra literária inédita.
 
O sambista também será homenageado na cerimônia de entrega do Prêmio Açorianos de Música, marcada para 1º de dezembro, no Auditório Araújo Vianna. A festa, com entrada franca, terá números musicais em que canções de Túlio serão relidas em diferentes estilos musicais.
 
O projeto Sons da Cidade, criado em 2006, é voltado à diversidade da produção musical de Porto Alegre, e é uma realização da Prefeitura, por meio da Coordenação de Música da Secretaria Municipal da Cultura.
 
 
---
Luís Bissigo - Jornalista
Coordenação de Música
Secretaria da Cultura de Porto Alegre
---
tel. (51) 3289 8119
e-mail: cm@smc.prefpoa.com.br
site: www.portoalegre.rs.gov.br/smc
Endereço: Centro Cultural Usina do Gasômetro
Av. Pres. João Goulart, 551, sala 606 - 6º andar.
CEP 90010-120

Nenhum comentário: